Residência Pedagógica do curso de Letras-Inglês realiza Fórum Multimodalidade e Ensino

Por Vitor Manoel

As docentes orientadoras do subprojeto Letras Inglês da Residência Pedagógica da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Dra. Maria Eldelita Franco Holanda e Ms. Lisisane Ribeiro Caminha Vilanova promovem o Fórum sobre Multimodalidade e Ensino como parte do Encerramento do Projeto Residência Pedagógica. As vagas são destinadas a docentes orientadores dos vários projetos da residência, preceptores, bem como, comunidade acadêmica e alunos de graduação regular. A live será realizada nos dias 29/04 e 30/04 de forma on-line, via zoom. Serão disponibilizadas 50 vagas para a inscrição.

Segundo a coordenadora, Dra. Maria Eldelita, nos últimos anos o impacto social das tecnologias digitais para produção de texto, entre outros fatores, tornou mais visível o fato de que os textos são multimodais e, portanto, que a linguagem por si só não pode ser suficiente para explicar o significado feito através dos vários modos ou recursos semióticos, em especial a imagem. Ela comenta que este fórum apresentará e discutirá brevemente as teorias da multimodalidade e letramento visual, à luz da Gramática do Design Visual , destacando os novos “modos” de estudo e de ensino do texto multimodal, e como essas teorias podem ser aplicadas ao ensino de inglês na Escola Pública de forma crítica e ativa.

“Vamos promover troca de experiência e conhecimentos entre os participantes sobre os trabalhos desenvolvidos no programa. Esse compartilhamento de informações visa incentivar uma reflexão sobre metodologias de ensino de língua inglesa, tipos de abordagens pedagógicas, ferramentas de trabalho para o ensino de língua inglesa e práticas pedagógicas em sala de aula virtual. Desta forma, o simpósio apresentará como os residentes criaram, desenvolveram e compartilharam as atividades pedagógicas com os alunos de inglês das referidas escolas”, encerra a coordenadora.

Para a professora Márlia Lima Riedel o Programa da Residência Pedagógica é um dos mais importantes ofertados pela CAPES para os cursos de licenciaturas nas universidades brasileiras, por oportunizar aos discentes ainda na sua formação inicial a partir do bloco V, o contato direto com o espaço e com as atividades escolares juntamente com alunos, professores, planejamento e avaliações resultando em um grande aprendizado para os residentes. Para ela a bolsa oferecida é um diferencial que muito motiva os alunos na busca de uma vaga no programa.

“Desde a primeira vez em que o Curso de Letras Inglês da UESPI participou do Programa, ele tem proporcionado experiências incríveis aos nossos licenciandos, e isso possibilita grande amadurecimento aos futuros docentes. Esse evento que se inicia amanhã vem marcar todo o sucesso que a RP tem propiciado e alcançado em nosso curso, sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Eldelita Franco Holanda. Só temos a agradecer a CAPES, a Profa. Eldelita e a todos os licenciandos da RP pelo empenho e seriedade durante todo o exercício do Programa – muito embora, nestes últimos dois anos , tudo tenha ocorrido na forma virtual. Mas, foi efetivado com toda a qualidade e responsabilidade que são próprias de todos os que fazem o Programa Residência Pedagógica. Nesse momento, não só reconhecemos como agradecemos e parabenizamos o empenho de todos os envolvidos”, finaliza a docente.

O evento visa incentivar uma reflexão sobre metodologias de ensino de língua inglesa, tipos de abordagens pedagógicas, ferramentas de trabalho para o ensino de língua inglesa e práticas pedagógicas em sala de aula virtual.

Programação completa: