UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Residência multiprofissional em saúde da família e comunidade realiza proposta sobre bruxismo do sono nesta terça (18)

A residência multiprofissional em saúde da família e comunidade realizou, com seu projeto saúde do trabalhador,  uma atividade prática  relacionada ao bruxismo do sono, nessa terça-feira (18), no Palácio Pirajá.
A proposta tem como principal objetivo explicar o que é o bruxismo do sono, sintomas, causas e como obter o tratamento correto para esse problema.

A proposta buscou mostrar como evitar o bruxismo com cuidados diários.

A proposta contou com a participação de residentes e discentes do último ano do curso de fisioterapia, além da tutora da residência multiprofissional de saúde da família e comunidade, Professora Andrea Lima.

A residente e fisioterapeuta, Marina Daniele, destacou como funciona o programa de residência. “Nosso trabalho aqui na Uespi é um trabalho de saúde do trabalhador. Nós somos residentes e a residência tem parceria aqui também. A gente faz visitas a cada 15 dias e a sempre preparamos uma ação voltada para o auto cuidado daquele trabalhador”, disse.

Hoje, a equipe da Professora Andrea destacou as principais causas do bruxismo do sono, como estresse e ansiedade, hábitos ruins de sono, consumo excessivo de café, entre outros causadores e quais consequências para a pessoa, como desgaste dentário e dores faciais.

A professora e tutora, Andrea Lima,  falou sobre a prática alternativa complementar chamada eutonia, que é uma forma de aliviar as tensões do dia e ainda pode ajudar na qualidade do sono. “A eutonia é uma normalização do tonos e  visa a diminuição das tensões corporais a partir de uma percussão óssea, feita com movimentos repetitivos e rítmico no osso. Hoje, nós fizemos nos membros superiores e nos braços e também mostramos como fazer na clavícula, testa e cabeça. Esses movimentos irão deixa a pessoa mais relaxada e isso contribui para uma boa noite de sono”, disse a professora.

Residentes realizam prática alternativa em Servidores da UESPI

O professor Pedro Pio, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, citou a importância da proposta e elogiou a prática dos residentes da UESPI. “Eu acho extremamente válido essa atividade que as meninas aqui da residência multiprofissional. Os esclarecimentos sobre o bruxismo e algumas técnicas de relaxamento que elas aplicaram na gente, isso é fundamental para termos um dia de trabalho mais produtivo, mais relaxado e isso é muito positivo. Programas como esse  são de fato importantíssimos para o bem estar físico, emocional da comunidade acadêmica”

O programa de residência conta com vários profissionais em diversas áreas da saúde, que vão desde nutricionistas, fisioterapeutas, dentistas até psicólogos, todas voltadas para a saúde do trabalhador.