Reitoria Itinerante: administração superior realiza ações em Uruçuí

Por Ana Raquel Costa

A Reitoria Itinerante começou com uma conversa com toda a comunidade, na Câmera dos Vereadores

Na manhã desta segunda-feira (24) a Administração Superior deu início às atividades do projeto Reitoria Itinerante, no Campus Uruçuí da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Durante o encontro a equipe teve um momento com toda a comunidade acadêmica do campus para explicar sobre os objetivos do projeto.

Prof. Dr. Evandro Alberto em diálogo com a comunidade acadêmica

A diretora do campus da UESPI em Uruçuí, professora Anarlete Ursulino, comenta a importância das atividades da reitoria para a universidade no interior do estado e explica que a presença do ensino superior no município impacta positivamente na sociedade uruçuiense.

“A visita da administração superior através do projeto ‘Reitoria Itinerante’ é um momento muito esperado por toda a comunidade acadêmica para reforçar esse apoio que a Reitoria tem dado ao campus de Uruçuí durante sua administração. Toda a comunidade acadêmica foi mobilizada para esse encontro com reuniões para tratarmos de assuntos relacionados a diversas áreas do conhecimento”, relata a professora Anarlete Ursulino.

Participação da comunidade acadêmica da UESPI de Uruçuí

Wesley Sales, discente do bacharelado em Agronomia da Universidade Estadual do Piauí, campus de Uruçuí, avalia positivamente a iniciativa do projeto direcionado ao interior do estado e comenta a importância da reunião com a comunidade discente.

“Como aluno tenho as melhores expectativas em relação à vinda presencial da administração superior para esse contato mais direto com nosso campus onde poderemos esclarecer a atuação de cada pró-reitoria, o que pode oferecer para a comunidade acadêmica através de suas ações e, basicamente, reforçar os conhecimentos sobre cada uma delas e estreitar os diálogos com a reitoria da universidade”, relata o discente.

Reitoria e Pró-Reitorias da UESPI representadas nas ações do projeto “Reitoria Itinerante”

O coordenador do curso de bacharelado em Agronomia, professor Francisco Leonardo, comenta a importância da UESPI fornecer profissionais qualificados para o mercado de trabalho e como ações como do projeto “Reitoria Itinerante” chegam para a fortalecer a a qualidade do tripé ensino, pesquisa e extensão no interior do estado.

“Nós estamos localizados em uma localidade muito propícia para se desenvolver a agricultura com uma área muito produtiva onde o agronegócio atua de forma expressiva no município. Nosso objetivo principal é qualificar o máximo nossos estudantes para que eles estejam preparados  com um bom nível de conhecimento para atuar no mercado. Estamos tentando cada vez mais melhorar a qualidade do profissional formado pela nossa universidade que, atualmente, é referência na formação desses profissionais [de agronomia] na região de Uruçuí”, destaca o professor Francisco Leonardo.

A programação da “Reitoria Itinerante” no campus de Uruçuí tem momentos de diálogos direcionados para cada público da comunidade através de reuniões agendadas com docentes e técnicos-administrativos, coordenadores de curso e com todos os discentes do campus.

“Estamos apresentando, em cada campi, as ações da reitoria e das pró-reitorias em diferentes temas, como ensino, pesquisa, administração, extensão e também tecnologia e investimentos.  Ao mesmo tempo, ouvimos e tiramos dúvidas que são muito específicas de cada campus. Mais uma vez,  aqui em Uruçuí, o contato com toda a comunidade ueapiana nos motiva ainda mais para um trabalho responsável e incansável. Somos apaixonados pela UESPI e vamos manter nosso compromisso com a Universidade, com a sociedade e com o Piauí “, finalizou o reitor.

Reunião da Adm. Superior com os docentes e técnicos