Reitor da UESPI tem agenda com parlamentares federais e Ministros em Brasília

Por Clara Monte

Durante o período de 7 a 9 de março, o reitor da Universidade Estadual Piauí (UESPI), Professor Doutor Evandro Alberto, estava em Brasília tratando sobre demandas da instituição.  O objetivo foi apresentar as solicitações que são urgentes para a UESPI no sentido de fortalecer a universidade no geral, em todos os campi e nas frentes do ensino, pesquisa e extensão.

No dia (07), o Reitor se encontrou com o Deputado Federal Merlong Solano, na Câmara dos Deputados, e na parte da tarde, foi a vez do  Senador Marcelo Castro, no Senado Anexo.  e concluiu o dia em uma reunião com o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, na Esplanada dos Ministérios.

“Estamos dando atenção especial para projetos com a UAPI e também para nossa Universidade Estadual do Piauí. O Wellington Dias tem como uma meta a proposta do Governo Lula de garantir a emancipação das pessoas do bolsa família.  Para isso é preciso se qualificar e a nossa UESPI se coloca nesse papel de formação e qualificação para ajudar as pessoas nesse processo de independência, pois sabemos que a Educação é uma ferramenta de autonomia e libertação”, afirma o Reitor Evandro Alberto.

O Ministro Wellington Dias reforçou que existe uma parceria do Min. do Desenvolvimento Social com a UESPI para “que tenhamos condições de qualificar as pessoas para o emprego e também para qualificar quanto a elaboração de projetos. Também estamos pensando na comunidade estudantil. Vamos incentivar os discentes em suas mais variadas áreas. Vamos apoiar os projetos dos discentes que eles apresentarem”, disse o Ministro.

Na quarta-feira (08), o professor Evandro começou o dia participando da reunião mensal da ABRUEM (Associação Brasileiras dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais), onde o Ministério da Educação recebeu 60 representantes da ABRUEM com o objetivo de fortalecer os laços e a cooperação mútua entre as instituições.

Mas tarde, se encontrou com os deputados federais Florentino Neto e Jadyel Alencar, na Câmara dos Deputados. Na parte da tarde, fez presença na audiência com a Ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos e o Ministro da Educação Camilo Santana.

“Com o Ministro da Educação, tratamos sobre financiamentos, bolsas e outros investimentos voltados para a Educação. Colocamos, juntamente com outros reitores, as necessidades de cada instituição e, de forma global, tratamos sobre avanços para a educação superior de todo o País”, explicou o reitor.

Para encerrar o dia, o reitor ainda se encontrou novamente com o Ministro Wellington Dias para debater sobre a parceria com o desenvolvimento social em prol da educação pública de qualidade e promoção de vidas.

Reitor da Uespi com o Ministro da Educação

Na quinta-feira (09), foi o encerramento da agenda do reitor em Brasília. Ele teve encontros  com o Deputado Federal Castro Neto, com a Professora Doutora Mercedes Bustamante, da CAPES, e com a Presidente da Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Mara De Oliveira.

“Fomos muito bem recebidos pela Presidente da Capes. Aproveitamos para fazer alguns pedidos em relação a pós-graduação , formação, aos cursos de formação de professores. Foi um diálogo importante e que nos deixou muito felizes. Com a Doutora Fernanda Pacobahyba, do FNDE, tivemos o compromisso que o órgão vai dar agilidade aos processos de interesse da UESPI”, finalizou o reitor.