Química Piripiri: curso realiza o V Encontro de Química Ambiental

Por Anny santos

Curso de Química da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa, em Piripiri, realiza o V Encontro de Química Ambiental, entre os dias 27 e 28 de abril, de 08h às 17h.

Sendo realizado de forma presencial, no próprio campus, o evento segue recebendo inscrições até o dia 15 de abril, de forma online. Proporcionar o encontro entre a comunidade interna e externa, a iniciativa teve início em 2016 com discussões e debates sobre a conscientização e preservação do meio ambiente.

De acordo com o Coordenador do evento, Prof. Dr. Evandro Paulo Soares Martins, além da Coordenação do curso e demais professores, 14 alunos do 9° período fazem parte da organização. Para ele, o projeto tem por objetivo divulgar o conhecimento cientifico, abordando temas de grande importância para a comunidade e visando contribuir para o desenvolvimento dos discentes de Química e de áreas correlatas.

“Este evento promoverá, por meio de palestras, apresentações de trabalhos científicos e minicursos, o contato direto dos alunos desta Instituição com diversas pesquisas científicas, além de promover a troca de conhecimentos com demais alunos e professores de Química do Estado”, pontua.

A temática principal do encontro é a Sustentabilidade e a Química Verde, ambas de suma importância para despertar o comprometimento com o meio em que vivemos e incentivar o enfrentamento dos desafios ambientais da atualidade.

Para Maria Cunha, aluna e uma das organizadoras do evento, a iniciativa proporciona uma interação maior com outros profissionais da área, além de possibilitar o acesso a novas informações que contribuem para a formação acadêmica dos envolvidos. “Além desses benefícios, estamos trazendo a comunidade externa por meio da Prefeitura de Piripiri, que também está nos apoiando, juntamente a Secretária do Meio Ambiente, enviando um representante para ministrar uma palestra sobre os impactos ambientais causados neste período chuvoso, que servirá de conhecimento não somente para nós alunos, como para a população piripiriense”.