PRP e PIBID realizam palestra “Competências Socioemocionais no Espaço Escolar”

Por Anny Santos

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UESPI realizaram na última terça-feira (11), de forma online, a palestra “Competências Socioemocionais no Espaço Escolar”, ministrada pela Profa. Dra. Aline Diolindo.

Segundo a Coordenadora do PRP, Profa. Dra. Kátia Magaly Pires, a iniciativa parte da necessidade de oferecer capacitações para os futuros docentes, para além dos conteúdos específicos de cada subprojeto, e pela notoriedade que o tema ganhou após os últimos episódios de violência nas escolas.

“A BNCC, nossa Base Nacional Comum Curricular, preconiza e nos orienta quanto a necessidade de trabalharmos conteúdos relacionados a esse tema. Ao mencionar os jovens revela uma grande diversidade nos espaços escolares e enaltece a importância de desenvolvermos o respeito entre todos através de uma escola acolhedora”, ressalta.

A professora Kátia Magaly destaca, ainda, que diante das orientações advindas da BNCC, a escola é quem acolhe a juventude e, partindo deste ponto, os Programas ofereceram a palestra para que a comunidade pudesse aderir a busca por soluções não-violentas de conflitos, onde gestores, professores e alunos possam se sentir seguros ao manifestar opiniões divergentes.

Tendo em vista que os programas possuem diferentes componentes curriculares evolvidos, a palestra agrega valor aos conhecimentos específicos e norteia os professores quanto as metodologias que podem ser adotadas em sala de aula. A iniciativa trouxe uma visão mais positiva, de forma que professores e alunos possam reconhecer as escolas como ambientes acolhedores e que continuam desenvolvendo, de formas integral, todos os jovens.

Aline Diolindo, professora e ministrante da palestra, reforça o papel da escola no desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. “Conceituamos o que é educação socioemocional, onde incentivamos os alunos a manejar emoções com empatia e tomada de decisão responsável, além dos pilares dessa educação. Nós, enquanto atores educacionais, precisamos transformar as inseguranças em aliadas, transformando a escola nesse ambiente acolhedor”.