Por Clara Monte
Comunidade acadêmica do curso de Odontologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus de Parnaíba, promove o Projeto de Extensão “Esperanza Odonto Uespi”. As ações dessa iniciativa tem como principal objetivo prevenir a doença cárie em crianças assistidas pela ONG oficina Esperanza.
De acordo com a professora coordenadora, Ângela Ferraz, o projeto surgiu a partir de uma demanda identificada por uma dentista voluntária da ONG Oficina Esperanza. Observando as necessidades das crianças assistidas pela ONG, a dentista levou a sugestão para os alunos de Odontologia da UESPI, que desenvolveram o projeto.
“Ao todo, o “Esperanza Odonto Uespi” atende 36 crianças na faixa etária de 5 a 13 anos, provenientes de famílias carentes que residem nas redondezas. As atividades incluem orientações lúdicas sobre saúde bucal, adaptadas à faixa etária das crianças. Entre as ações realizadas, destacam-se a evidênciação de placa bacteriana, escovação supervisionada e encaminhamento para tratamento na Clínica Escola de Odontologia, conforme as necessidades identificadas. Além disso, também realizamos doação de kits de higiene oral, com o apoio de instituições como o Conselho Regional de Odontologia”.
Além da coordenadora, 14 acadêmicos voluntários de odontologia são responsáveis pelo planejamento e execução de cada visita na ONG. Um deles é Giliardo da Silva Sousa, aluno à frente da organização das ações. Ele conta que, ao focar na prevenção da cárie e na promoção da saúde bucal, o projeto não apenas melhora a qualidade de vida das crianças, mas também as incentiva a cuidar melhor de sua saúde bucal desde cedo.
“O projeto é incrivelmente importante para a comunidade atendida, especialmente para as crianças entre 5 e 13 anos, afinal, a infância é um momento crucial para aprender hábitos saudáveis, e a educação em saúde bucal nessa fase tem um impacto significativo na vida adulta. Além disso, ao encaminhar as necessidades identificadas para a Clínica Escola de Odontologia da UESPI, o projeto garante que as crianças recebam o tratamento adequado, contribuindo para sua saúde geral e bem-estar a longo prazo. As ações promovidas incluem escovação supervisionada semanalmente, além de palestras e atividades lúdicas realizadas mensalmente”.
Juntamente com a execução do projeto de extensão, também está em andamento um projeto de pesquisa com o mesmo nome. Este projeto visa avaliar a condição de saúde oral das crianças assistidas no Casarão Esperanza, utilizando índices epidemiológicos específicos da Odontologia que analisam dentes cariados, perdidos e restaurados.
Projeto Social Oficina Esperanza
A Oficina Esperanza é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, uma instituição sem fins lucrativos que trabalha com arte, cultura e esportes para crianças em situação de vulnerabilidade social em Parnaíba, Piauí.
Veja mais fotos do projeto da UESPI: