Por: Eduarda Sousa
O Projeto de Extensão Educação das relações Étnico-Raciais entre falas e experiências promoveu uma atividade formativa: a palestra “Panorama das etnias indígenas do Piauí: emergência étnica, identidades e luta por direitos”, ministrada pela professora mestra Adriana Carvalho, na última terça-feira, 7 de maio.
O projeto tem como principal objetivo discutir e refletir sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, buscando promover o contato com esse campo do conhecimento, explorando o que é essa educação, como ela está inserida nos currículos escolares, de que forma aparece nos materiais didáticos e quais estratégias metodológicas podem ser adotadas para trabalhar esse tema em sala de aula.
O coordenador do projeto, professor Alex Mesquita, destacou alguns dos objetivos específicos da iniciativa. “ Temos como metas compreender formas de implementar uma educação antirracista em sala de aula, valorizar a cultura, a existência, a resistência e a luta dos povos indígenas, especialmente no estado do Piauí, onde esse debate ainda é extremamente necessário e entender o impacto de duas legislações fundamentais, a Lei nº 10.636/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira, e a Lei nº 11.645/2008, que inclui o ensino da história e cultura indígena”.
A palestra teve como foco principal destacar a existência e a resistência dos povos indígenas do Piauí, ressaltando que essas populações nunca deixaram de estar presentes no estado. Foi apresentado um panorama da diversidade dos povos indígenas piauienses, suas organizações comunitárias e suas lutas por políticas públicas.
Ao relacionar esse conteúdo à educação das relações étnico-raciais, o evento buscou ampliar o repertório de professores e estudantes de licenciatura, oferecendo subsídios para o desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas à valorização da cultura indígena local. Conhecer essa realidade permite pensar em estratégias metodológicas mais eficazes, além de valorizar uma parte essencial da história e da identidade do povo piauiense.
A realização da palestra reforça o compromisso do projeto em ampliar o debate sobre a diversidade étnico-racial no contexto educacional e contribuir para a construção de uma educação mais inclusiva, crítica e comprometida.