Programa de Pós-Graduação em Química da UESPI realiza mais uma edição do Workshop Anual

Por Giovana Andrade e João Fernandes

O Workshop Anual (2022/2023) do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) DEU INICIO às suas atividades na manhã desta segunda-feira (13). O evento é organizado pela Profª Franciele Martins, Prof Gustavo Gusmão e pela discente Natasha Rocha e seguirá até amanhã (14). A ação acontece semestralmente e tem como objetivo avaliar o andamento das pesquisas de dissertação dos discentes do PPGQ, além de discutir temas relevantes para o desenvolvimento da pós-graduação.

Prof. Geraldo Luz, deu abertura a esse momento.

O coordenador do Programa, Geraldo Eduardo da Luz, pontua que o workshop é dedicado ao novos alunos e egressos do Programa, reunidos na ação em prol de debates sobre ética, auto avaliação e pesquisa. “Teremos palestras muito importantes, com grande relevância para a nossa área. Sobretudo apresentações muito importantes voltadas à pesquisa, inovação e empreendedorismo. Ademais, haverá a culminância apresentação de relatórios das atividades semestrais dos alunos”, destaca o professor.

A ação é aberta a comunidade acadêmica e acontece no auditório do Geratec, localizado no Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina.

A representante discente e uma das organizadoras do evento, Natasha Rocha, destaca que esse é um momento muito importante para avaliar o andamento do programa. ” Analisamos nesses encontros o desempenho dos projetos de pesquisas, além de uma auto avaliação do quadro de discente e docentes e da própria estrutura da universidade e dos laboratórios, para mais, contamos com palestra com professores renomados do nosso estado que irão abordar sobre como a pesquisa impacta na vida da sociedade”.

Palestra sobre Ética na Pesquisa Científica, com o Prof. Dr. Welter Cantanhêde da Silva.

PROGRAMAÇÃO:

Abertura – 08:30h

Palestra 1: Ética na Pesquisa Científica

Palestrante: Prof. Dr. Welter Cantanhêde da Silva (UFPI)

Moderador: Profa. Dra. Francielle Alline Martins (UESPI)

Tarde 14:00h

Palestra 2: Inovação e Empreendedorismo

Palestrante: Prof. M.Sc. Tales Antão de Alencar Carvalho (UESPI)

Moderador: Prof. Dr. Gustavo de Oliveira Meira Gusmão (UESPI)

Abertura – 08:30h

Palestra 3: Hydrogels Tech: percepção da Startup frente à academia

Palestrante: Profa. Dra. Josy Anteveli Osajima Furtini (UFPI)

Moderador: Prof. Dr. Reginaldo da Silva Santos (UESPI)

Tarde 14:00h

Palestra 4: Avaliação Quadrienal da CAPES

Palestrante: Prof. Dr. Edson Cavalcanti da Silva Filho (UFPI)

Moderador: Prof. Dr. Geraldo Eduardo da Luz Júnior (UESPI)

Programa de pós-graduação em Química da UESPI

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade do Estado do Piauí (UESPI) está vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, funciona no Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina. O PPGQ-UESPI tem por finalidade a formação de recursos humanos capacitados à docência, à pesquisa científica, tecnológicas e outras atividades correlatas, através do curso de Mestrado Acadêmico voltado aos graduados em Química e áreas afins.