Programa de Extensão: A Esperança Garcia, realizará encontro virtual sobre os Direitos Humanos dos Povos Indígenas Warao

Por Géssica Feitosa

O Programa de extensão: “A Esperança Garcia” promoverá um encontro sobre os Direitos Humanos dos Povos Indígenas Warao, com o professor Doutor Júlio César de Sá Rocha, ainda em celebração e conscientização sobre os povos indígenas, comemorado no dia 19 do mês de abril.

O evento faz parte do PIBEU e é organizado por um grupo de alunos e o professor Elvis Marques, mestre em Direitos Humanos pela UFMS, e doutorando em Direitos Humanos pela UFPA.

O encontro será realizado nesta quarta-feira, dia 26 de abril, às 9h da manhã, transmitido via google meet.

O professor e organizador do projeto explica que esse evento, especificamente, vai tratar dos direitos dos povos indígenas Warao, sendo esses povos de etnia venezuelana, que migrou para o Brasil na condição de refugiados ambientais.

“Na Venezuela, o território tradicional deles estava sendo ameaçado por empreendimentos que destruíram o solo, os rios e a natureza. E esses povos tradicionais, de modo geral, tem uma íntima ligação com a natureza, dependendo dela para sobreviver tanto para subsistir, quanto para propagar e fazer a manutenção de seus usos, costumes e tradições.  Foi por conta dessa invasão das terras deles o motivo da migração para o Brasil”, explica o professor Elvis Marques.

Elvis Marques, além de coordenador do projeto A Esperança Garcia, ele  é também doutorando em direitos humanos. Ele conta como a migração desses povos indígenas aconteceu e dá exemplo de como eles vivem atualmente no Brasil: sem emprego, educação e saúde, por negligência do governo quanto aos direitos humanos desses povos, mesmo havendo leis que os assegurem.

“De uns anos para cá, os povos Warao se interiorizaram para diversos Estados da Federação, como o Piauí, Maranhão e Mato Grosso do Sul, só que essa interiorização aconteceu promovida pelo próprio Estado brasileiro sem nenhuma adoção de políticas públicas para esses povos, que foram literalmente jogados em diversas cidades metropolitanas sem a garantia de um emprego, educação e/ou saúde. É muito comum você verificar,  nos semáforos de trânsitos, em Teresina, e em outras metrópoles brasileiras, indígenas da etnia Warao pedindo dinheiro, justamente porque não tem se quer documentos, como o RG brasileiro, que é o principal documento que os torna cidadãos para que eles possam conseguir um emprego”, destaca.

O professor Elvis também explica a importância de se tratar essa temática, pois segundo o doutorando em direitos humanos – são centenas de milhares de indígenas da etnia Warao espalhados pelo Brasil sem direitos básicos.

“Então, até esse acesso ao registro deles segundo a lei de migração não é facilitado pelo governo brasileiro. O que torna essa temática muito importante de se tratar, porque nós estamos tratando de centenas de milhares de indígenas dessa etnia espalhados pelo Brasil sem nenhum tipo de amparo por parte do governo, mesmo existindo uma lei de migração, consequentemente, isso provoca uma violação dos direitos humanos básicos desses povos”, conclui o professor.