PROFMAT UESPI 2023: aberto período de inscrições para realização do exame

Por Anny Santos

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) divulga a realização do Exame Nacional de Acesso para ingresso no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) em 2023.

O PROFMAT é um programa de pós-graduação stricto sensu em Matemática, reconhecido e avaliado pela CAPES, credenciado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), validado pelo Ministério da Educação e conduzindo ao título de Mestre.

São ofertadas 15 vagas para o programa na UESPI. As inscrições acontecem até o dia 03 de outubro, através do site do PROFMAT, com prova sendo realizada no dia 22 de outubro. Poderão se inscrever no Exame professores em exercício na docência de Matemática em Educação Básica das redes públicas ou privadas.

O mestrado tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada e relevante ao exercício da docência na Educação Básica, visando dar a qualificação certificada para o exercício da profissão de professor de Matemática. É um curso semipresencial realizado por Instituições de Ensino Superior associadas em uma Rede Nacional, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O Coordenador do PROFMAT da UESPI, Arnaldo Brito, reafirma a importância do programa de mestrado que acontece em rede, atuando por todo o país. De acordo com ele, a UESPI participa da iniciativa desde o ano de 2016, contando com alunos muito bem avaliados.

“O PROFMAT tem como objetivo qualificar o docente de matemática da Educação Básica, principalmente da rede pública de ensino. Esse mestrado é ofertado somente em três instituições no Piauí, sendo a UESPI uma delas, o que ressalta sua importância”, afirma o Coordenador.

As instituições de Ensino Superior que integram a Rede Nacional do PROFMAT são denominadas Instituições a Associadas. Sendo uma dessas instituições, a UESPI assegura a gratuidade do programa e atua conforme descrito no regimento e suas normas. As informações prestadas na inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, dispondo o Programa do direito de cancelar a inscrição ou desclassifica-lo.

Inscrições: até o dia 03 de outubro

Realização do Exame: 22 de outubro