ProfHistória: inscrições abertas para realização do Exame Nacional

Por Anny Santos

O Mestrado Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (ProfHistória) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) torna pública a realização do Exame Nacional de Acesso para 2023. As inscrições devem ser realizadas até o dia 06 de outubro.

Ao todo 18 vagas estão sendo ofertadas para o programa em Parnaíba. O ProfHistória tem como objetivo proporcionar formação continuada stricto sensu aos docentes de História atuantes na Educação Básica, garantindo qualificação certificada para o exercício da profissão e contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino no país.

Para o Prof. Dr. Danilo Bezerra, Coordenador Acadêmico do ProfHistória em nossa instituição, a nota 5 alcançada recentemente, por meio da aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), revela um ótimo desempenho de docentes e discentes cujas pesquisas, no ensino de História, têm ganhado volume e qualidade nos últimos anos.

“Convidamos a todos os professores e professoras do ensino básico a se inscrevem no processo seletivo da turma 2023 do ProfHistória da UESPI/Parnaíba. O mestrado é para aqueles e aquelas que desejam dar continuidade à sua formação, que tem inquietações em suas salas de aula e que desejam investigá-las em uma pesquisa acadêmica que parte dos problemas práticos do cotidiano escolar”.

O programa, em Parnaíba, recebeu sua primeira turma em 2020 e atualmente conta com 39 discentes que atuam na educação básica de cidades da planície litorânea do Piauí, do Ceará e do Maranhão. Além disso, tem se revelado um ativo substantivo para a pesquisa no Brasil.

O ProfHistória, que conduz ao título de Mestre em Ensino de História, é um curso presencial, com oferta simultânea nacional, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Das inscrições

Para realizar sua inscrição, o candidato deverá, no período indicado no calendário, adotar os seguintes procedimentos:

Acessar o endereço eletrônico www.profhistoria.uerj.br;

Tomar ciência das normas do Edital;

Preencher, de acordo com as instruções específicas, o Requerimento de Inscrição;

Informar se atua na Rede Pública da Educação Básica

Optar por uma das IAs (conforme Anexo 2 ou 3 disponível no Edital)

Imprimir o recibo do requerimento de inscrição;

Imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 130,00 (cento e trinta reais);

Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no período estabelecido no calendário (Anexo 1).

Confira o Edital do ProfH 2023