Professores e alunos participam do Seminário Nacional de Pedagogia

Por João Fernandes

O Seminário Nacional de Pedagogia, realizado em João Pessoa, na Paraíba, entre os dias 18 e 19 deste mês, contou com a participação dos Professores e discentes do Curso de Pedagogia, campus Dom José Vasquez Dias, em Bom Jesus. O tema central foi “Pedagogia: ciência, curso e profissão”

Professores e alunos do Curso de Pedagogia estiveram no evento

O seminário reuniu pesquisadores, professores e profissionais da área da Educação de todo o país para discutir as políticas educacionais e os desafios da formação humana na atual conjuntura. Desse modo, se propõe a focalizar, por meio de conferências, mesas redondas, grupos de trabalho e outras atividades de caráter científico e cultural, aspectos históricos, teóricos, curriculares e profissionais que colaboram com a crítica propositiva em torno da Pedagogia.

Para o professor Valdeney Lima a presença da UESPI no Seminário foi muito importante para a troca de experiências e conhecimentos na área da educação. “Estar no Seminário é de suma importância para nossa formação, pois nos proporcionou debater o curso de Pedagogia, problematizando suas fragilidades e promovendo novas diretrizes curriculares de maneira a contemplar a amplitude da formação e atuação do pedagogo. Nossa participação e os conhecimentos adquiridos auxiliarão nossas discussões no colegiado”, destaca o professor.

O Seminário Nacional de Pedagogia  é um dos principais eventos na área de Educação do País e reúne, anualmente, milhares de participantes de todo o Brasil. Para os professores e alunos da UESPI, a participação no evento foi uma experiência positiva e uma oportunidade de enriquecimento profissional.

Segundo a professora Joquebede Dias, Coordenadora do Curso de Pedagogia,  a participação da UESPI no seminário potencializa interlocuções que fomentam a problematização do curso de Pedagogia e ajuda a dar mais visibilidade à nossa Universidade.

“Nossa participação representa um crescimento acadêmico aos que foram e tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos com outros pesquisadores. Participamos de discussões progressistas na área da Educação com foco numa formação Humanista, que potencialize a Universidade para os desafios impostas pelas demandas atuais”, destaca a professora.

Durante o evento, o aluno Fabrício Assiole, discente do 9° período, apresentou um projeto de pesquisa com foco em destacar a Arte na Universidade e que está sendo desenvolvido a partir do Programa Institucional de Bolsas em Extensão Universitária (PIBEU). Para ele, participar do Seminário possibilitou a discussão de temas atuais e relevantes para a área, sobretudo, temas capazes de ajudar na compreensão do curso.

“Considero nossa apresentação muito importante para nossa formação acadêmica e mostra a importância da pesquisa e de nossas reflexões sobre os temas apresentados. Os encontros foram essenciais para conhecer e fazer novos contatos com outros educadores e alunos, como forma de difundir nossos conhecimentos”, acrescenta o aluno.