Professora da UESPI participa de Fórum Nacional CONSECTI & CONFAP em Manaus – Uespi

Professora da UESPI participa de Fórum Nacional CONSECTI & CONFAP em Manaus

Por Vitor Manoel

A professora de Fisioterapia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Diretora Técnico Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), Nayana Coelho, participa do Fórum Nacional CONSECTI (Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência e Tecnologia) & CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Apoio à Pesquisa).

Professora Nayana Coelho junto com o presidente da FAPEPI, Antônio Amaral, o presidente do CNPq, Evaldo Vilela, o presidente do CONFAP, Odir Dellagostin e o presidente do CONSECTI, Rafael Lima.

Durante o evento, foi lançado o Edital Amazônia+10, um programa idealizado no plano da CONSECTI e do CONFAP, que tem por objetivo apoiar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico na região da Amazônia Legal. Em adesão ao edital, a FAPEPI disponibilizou um orçamento de R$ 300 mil que deverá ser aportado para amparar pesquisa a ser realizada no âmbito da chamada pública.

As ações serão focadas em quatro temáticas prioritárias: conservação da biodiversidade e respostas à crise climática; proteção de populações e comunidades tradicionais; enfrentamento dos desafios urbanos; e adoção da bioeconomia como política de desenvolvimento econômico para a região.

A professora Nayana Coelho, demonstra que é com muita alegria que a FAPEPI participará do Programa Amazônia +10 em parceira com outras FAPs disponibilizando R$ 300 mil que deverá ser aportado para amparar pesquisa a ser realizada no âmbito da chamada pública. “Esse é um programa importante para ser trabalhado nas áreas da biodiversidade, proteção de populações e comunidades tradicionais e outras áreas que visam a política de desenvolvimento econômico para a região Amazônica”, encerra.

A professora Nayana, cumpriu agenda no Congresso em Manaus durante a manhã da última quinta-feira (9) representando a UESPI  e a FAPEPI.