Professor da UNATI relata a importância da Psicanálise na terceira idade

Por João Mateus Rufino

A psicanálise é um método de tratamento criado pelo médico e psiquiatra Sigmund Freud, que se baseia na exploração do inconsciente. Na terceira idade é importante levar em consideração tanto o aspecto físico de suas debilidades, quanto o emocional e psíquico.  A busca pelas aulas de Psicanálise oferecidas pela Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), tem aumentado significativamente. Com turmas já fechadas, a UNATI conta hoje com a disciplina de “Mito e Psicanálise”, ministrada pelo psicanalista Francisco Lamartine.

O profissional diz que a disciplina é útil para todas as idades, principalmente, para os idosos, porque auxilia tanto no entendimento de medos, como a morte, quanto nos problemas de relacionamentos familiares. “A psicanálise ajuda em várias questões da vida, como a saúde, convivência, doença e morte. Então é importante para os idosos compreenderam esses pontos, e viverem mais tranquilos”, destacou.

Aula da disciplina de psicanálise ministrada pelo psicanalista Francisco Lamartine

O docente conta que tudo na vida tem uma base inconsciente e vale ressaltar que é essencial para os idosos terem acompanhamento não somente de um profissional mais também de algum familiar. “É importante compreender como as pessoas, conscientemente, tratam o preconceito contra os idosos, pois a psicanálise auxilia tanto nos problemas entre a pessoa que cuida, quanto aquele que é cuidado”, explica Lamartine.

Questionado em relação às dinâmicas adotadas nas aulas, ele relata que existem várias atividades e que depende muito do tema para determinar o exercício a ser adotado. “Cada tema vai proporcionar a prática da psicanálise, como por exemplo o gênero, podemos trazer filmes para mostrar a questão da identidade. Eu faço exercícios na própria sala de aula, dinâmicas envolvendo viagens e fantasias que trabalha o inconsciente, dentre outras”, finalizou ele.