Professor da UESPI lança livro Programação para Todos: do ZERO ao Básico – Uespi

Professor da UESPI lança livro Programação para Todos: do ZERO ao Básico

Por Arnaldo Alves

O professor Danilo Borges, do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Dra. Josefina Demes – Floriano, publica o livro “Programação para Todos: do ZERO ao Básico”, no site da Editora da Uespi.

Com linguagem acessível, exercícios resolvidos, práticas com Java Script e tutoriais com replit, o e-book é dividido em três capítulos: Pensando de Forma Computacional (Parte I), Conhecendo os Comandos Básicos (Parte II) e Alterando o Fluxo do Programa (Parte III).

O livro é idealizado com base no material didático fornecido no curso de extensão da UESPI “Programação para Todos: do ZERO ao básico”. Este curso teve como objetivo ensinar a comunidade em geral e acadêmicos a programar, através de uma linguagem de fácil entendimento e apresentação dos conceitos utilizando temáticas do dia a dia do leitor.

De acordo com o professor de Ciência da Computação da UESPI e autor do livro, Danilo Borges, o curso de extensão mostrou que qualquer pessoa pode aprender a programar e a ideia do livro surgiu após o feedback positivo de alunos e docentes.

“Foram duas edições com sucesso em número de inscrições. O ambiente virtual agregou um público que eu só pude alcançar desta forma. A primeira edição trouxe experiência e feedbacks para melhorar tanto no aspecto didático quanto na abordagem das aulas. Na segunda edição do curso, estando eu mais amadurecido, decidi começar um rascunho do que se tornaria este e-book para que os alunos pudessem acompanhar melhor curso. A ideia deste material de apoio foi influenciado, em parte, por vários feedbacks positivos e construtivos feitos por alguns alunos. E com a aceitação positiva dos alunos da segunda edição decidi seguir em frente e formatar o rascunho neste e-book”, destaca.

Além dos exercícios e soluções, a obra também conta com videoaulas do curso. O e-book completo pode ser baixado de forma gratuita no site da Eduespi.