PREX: Edital do programa Auxílio Alimentação da UESPI

A Universidade Estadual do Piauí – UESPI, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários – PREX, torna público o presente Edital para a Seleção de Bolsistas para o Programa Auxílio Alimentação Estudantil (Modalidade I – Auxílio Pecuniário),  nos Campi: Dom José Vasquez Dias (Bom Jesus), Heróis do Jenipapo (Campo Maior), Dep. Jesualdo Cavalcanti (Corrente), Dra. Josefina Demes (Floriano), Possidônio Queiroz (Oeiras), Prof. Alexandre Alves de Oliveira (Parnaíba), Prof. Barros Araújo (Picos), Prof. Antônio Geovanne Alves de Sousa (Piripiri), Prof. Ariston Dias Lima (São Raimundo Nonato), Poeta Torquato Neto e Clóvis Moura (Teresina) e Cerrado de Alto Parnaíba (Uruçuí).

O Auxílio Alimentação é um benefício de assistência estudantil que tem como objetivo viabilizar recursos para que os/as discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica tenham a oportunidade de realizar, pelo menos, uma refeição diária, contribuindo com a manutenção e êxito nas atividades de ensino e na redução da evasão estudantil.

Serão disponibilizados 2.500 (dois mil e quinhentos) auxílios para os/as discentes que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica dos cursos de graduação, na modalidade presencial, dos Campi/Centros da UESPI, conforme quadro abaixo:

O Processo Seletivo será de responsabilidade da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários – PREX da UESPI, coordenado pelo Departamento de Assuntos Estudantis e Comunitários – DAEC por meio do Setor de Assistência ao Estudante – SAE. O Auxílio Alimentação Estudantil na Modalidade Auxílio Pecuniário consiste no pagamento de bolsa de R$ 300,00 (trezentos reais) mensal, podendo sofrer alterações conforme orçamento da PREX/UESPI, aprovado para auxiliar na alimentação diária.

EDITAL ALIMENTACAO

O Processo Seletivo será realizado em duas etapas:

PRIMEIRA ETAPA: DA INSCRIÇÃO

a) As inscrições serão realizadas no período de 14 a 23 de abril de 2023

SEGUNDA ETAPA: DA SELEÇÃO

O processo de seleção constará de:
a) Triagem da documentação comprobatória;
b) Análise da situação socioeconômica;
c) Entrevista Social (caso necessário).

DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Os/as candidatos/as deverão atender aos seguintes critérios:

a)  Estar regularmente matriculado/a em cursos presenciais de graduação da UESPI e frequentando as aulas;

b)  Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica que dificulte sua permanência na graduação, comprovada com documentação exigida conforme o item 5;

c) Possuir renda familiar per capita mensal de até um salário mínimo e meio, com base na Lei Estadual 7.455 de 14 de janeiro de 2021. (Grupo Familiar = todas as pessoas que contribuem com a renda familiar e/ou que dela dependem, incluindo você).

DA DOCUMENTAÇÃO BÁSICA EXIGIDA PARA INSCRIÇÃO

-Requerimento de inscrição (ANEXO I);
-Cadastro socioeconômico (ANEXO II);
-Histórico Acadêmico Atualizado;

-Comprovante de Matrícula Curricular ou Declaração de vínculo atualizada;
-RG e CPF do/a candidato/a;
-RG e CPF dos demais membros da família (que residem no grupo familiar);
-Comprovante de água ou energia elétrica referente ao mês de março de 2023; 5.8 Comprovante de renda familiar.

Mais informações no EDITAL ALIMENTACAO