Uespi

Brasão_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Brasao_Pi_h

Programa de Pós-Graduação em Química - PPGQ

Institucional

 

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) é constituída por 16 campi, distribuídos em todas as regiões do Estado do Piauí, o que a torna um importante mecanismo de desenvolvimento e inclusão social do citado Estado. Esta Instituição, nos últimos anos, traçou uma política institucional de elevação do nível de formação do corpo docente, que visa possibilitar a oferta de cursos de pós-graduação voltados para a geração de recursos humanos, ciência e tecnologias consonantes com os desafios e potencialidades do Estado do Piauí. O aumento no número de contratação de doutores na Instituição tem proporcionado bons frutos, como a recomendação de dois programas de pós-graduação pela CAPES, bem como a aprovação de diversos projetos de pesquisa, que vem propiciando a construção de laboratórios e a aquisição de equipamentos, indispensáveis para o fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão da UESPI.

As atividades do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) são desenvolvidas, principalmente, na infraestrutura do Núcleo Interinstitucional de Estudos e Geração de Novas Tecnologias para o Fortalecimento do Arranjo Produtivo Local do Babaçu, Projeto GERATEC, localizada no Campus Poeta Torquato Neto da UESPI, que dispõe de um laboratório de síntese e preparação de amostras (44 m2), três laboratórios de caracterização (32 m2, cada) e um de computação (32 m2). A área do prédio destinada ao Departamento de Química ainda dispõe de um auditório de 192 m2, copa (9 m2), sala de estudantes (16 m2), cinco salas de professores/pesquisadores (15 m2, cada), dois banheiros (9,6 m2, cada), com acessibilidade, e depósito de reagentes (5,6 m2).

Dentre os equipamentos de grande porte que o PPGQ-UESPI possui, destacam-se:

Refratômetro, Desumidificador, Condutivímetros, Viscosímetro rotativo, Espectrofotômetro Ultravioleta-Visível com Reflectância Difusa, Espectrofotômetro Infravermelho, Sistema de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência, Analisador de Estabilidade Oxidativa Tipo Rancimat, Módulo de Análise Térmica (TG/DTG, DTA, DSC), Potenciostato/Galvanostato, Sistema de Cromatografia Gasosa Acoplada a um Espectrômetro de Massas (CG/MS) e Espectrofotômetro de Absorção Atômica.

Além da infraestrutura de pesquisa disponível no prédio do Projeto GERATEC, o Programa de Pós-Graduação em Química da UESPI tem a sua disposição os equipamentos dos laboratórios que integram a rede de pesquisa do Projeto GERATEC, constituída pela UESPI, UFPI e IFPI. Nos laboratórios da UFPI e IFPI, que compõe a rede, há 01 (um) miscroscópio eletrônico de transmissão acoplado a um espectrômetro de energia dispersiva de raios-X (EDX), termobalança (TG/DTG), espectrofotômetro ultravioleta-visível, sistema de cromatografia líquida de alta eficiência, microscópio de força atômica, Potenciostato/Galvanostato com modulo de impedância eletroquímica, sistema de cromatografia gasosa acoplada a um espectrômetro de massas (CG/MS), 01 (um) sistema de cromatografia gasosa com detector de ionização de chama (CG/FID), espectrofotômetro Raman com focal.

O programa de pós-graduação em química da UESPI oferece a possibilidade de obtenção do titulo de mestre em química. Os pesquisadores do PPGQ desenvolvem estudos que se enquadram em quatro linhas de pesquisas, a saber: Química Teórica e Computacional, Remediação e tecnologias ambientais, Química de Materiais, Síntese Orgânica e Bioprospecção Fitoquímica.