PIBEU 2022: Tire suas dúvidas com relação ao lançamento do edital

Por Vitor Gaspar

Uma boa oportunidade para a comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Piauí! Através da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), a UESPI organiza uma live com a finalidade esclarecer dúvidas e destacar os principais pontos relacionados ao lançamento do edital do Programa Institucional de Bolsas em Extensão Universitária (PIBEU).

O edital lançado para a seleção de propostas de projeto de extensão, oferta 70 vagas com bolsas no valor de R$ 400,00 tendo duração de 12 meses.  A Extensão é uma das funções sociais da Universidade, realizada por meio de um conjunto de ações voltadas à sociedade, que devem estar vinculadas ao Ensino e à Pesquisa.

Para falar sobre isso, a Pró-Reitora da PREX, Prof. Dra. Ivoneide Alencar, destaca que a equipe se reuniu para ajudar professores e alunos que queiram esclarecer dúvidas estando de portas abertas para esclarecer esses questionamentos. “Nesse programa, professores e alunos estarão juntos, no sentido de dar a movimentação que a pesquisa é necessária”.

Prof. Dra. Ivoneide Alencar apresentando o programa e a sua importância para a comunidade acadêmica

De acordo com o diretor do Departamento de Programas e Projeto de Extensão, Lucídio Carvalho, esse edital conta com uma novidade que foi a retirada do relatório parcial. Segundo ele, essa mudança dará mais liberdade ao professor, na condução do PIBEU. “Com essa modificação, a gente espera que durante o relatório final podemos colher melhoras na construção desse relatório”, finaliza.

A live contou com a participação de membros do departamento ligados ao programa

A Universidade lança o edital para submissão de projetos de extensão todos os anos, sendo que o mesmo deve ser submetido por um professor orientador. Para este ano as 70 vagas são destinadas a 7 Áreas do Conhecimento, sendo:

04 vagas para o curso de Ciências Agrárias

10 vagas para Ciências da Saúde

07 vagas para Ciências Exatas e da Terra

16 vagas para Ciências Humanas

19 vagas para Ciências Sociais Aplicadas,

04 vagas para Engenharias e Tecnologias

10 vagas para Linguística, Letras e Artes

Segundo o chefe da Divisão de Programas Socioculturais, Sr. José Ramalho, o programa proporciona ao aluno o contato na prática do que ele vivenciou em sala de aula, e dessa forma faz com que a Universidade trabalhe diretamente com a comunidade. Além disso, ele destaca a importância do incentivo financeiro aplicado ao bolsista.

“O incentivo para os bolsistas é importante, pois são eles que estão diretamente ligados ao programa e que vão fazer os relatórios que serão enviados para avaliação e quem vão participar do seminário relatando tudo o que aconteceu durante a extensão”, encerra.

Os principais critérios para a participação no PIBEU sendo apresentados via slide e explicados pelo chefe da Divisão de Programas Socioculturais

Alguns dos critérios necessários para o programa são: de atendimento a área temática e linha de extensão, natureza extensionista da proposta, relação com a proposta pedagógica de curso, relação com a sociedade, contexto e justificativa das propostas, clareza de objetivos e metas, dentre outros pontos prescritos no edital.

Os interessados ainda podem enviar suas dúvidas para o endereço de e-mail dpsc@prex.uespi.br, ou entrando em contato com Ramalho Leite através do número (86) 99932-5072.

Confira o edital completo: SEI_GOV-PI-5337485-Edital