PET’s Química, Física e Biologia realizam preparatório para o ENEM

Os  Programas de Educação Tutorial (PET) de Química, Física e Biologia realizam na próxima semana um curso preparatório para o ENEM, o NatuENEM. As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 23 e 26 de agosto na UESPI/Campus Poeta Torquato Neto, sala do PET Física – Setor 07, no horário de 8h às 11h e 14h às 17h. Serão 50 vagas ofertadas.

O NatuENEM tem como objetivo ampliar o conhecimento de estudantes da rede pública de ensino em Ciências da Natureza (física, química e biologia) para o ENEM 2022. O público-alvo compreende alunos de escolas públicas que estão no terceiro ano do ensino médio ou que já finalizaram o ensino médio. As aulas acontecerão presencialmente na UESPI/CEFAF (antigo Inst. de Educação Antonino Freire), localizado em frente ao cemitério São José.

O professor Gustavo Gusmão, um dos propositores do projeto e tutor do PET Física, explica que a iniciativa pretende aprimorar os conteúdos que mais são frequentes na prova do ENEM. “O nosso curso intensivo, que já inicia na próxima semana, vai pontuar sobre os assuntos que os alunos geralmente tem mais dificuldade em ciências da natureza. São 50 vagas para alunos do ensino público e no ato da inscrição, ele deve levar um comprovante”.

A professora Valdiléia Teixeira Uchôa, também organizadora do NatuENEM e tutora do PET Química, acrescenta que essa também é uma oportunidade para os alunos petianos para praticar a docência. “A importância deste projeto é incentivar os licenciandos e petianos na inserção deles na sala de aula. Além disso, é uma oportunidade para os alunos da escola pública conhecerem outras formas de metodologia de ensino na área das Ciências da Natureza na Física, Química e Biologia”, enfatiza.

Para o estudante do curso de Física e um dos professores do curso intensivo, Emanuel Oliveira, conta que as expectativas são altas para o curso. Ele pontua que este projeto NatuENEM terá uma importância vultuosa na sua carreira acadêmica.

“É a oportunidade de uma maior maturação do aprendizado de sala de aula, bem como, na carreira profissional, terei a oportunidade de mostrar todo o aprendizado adquirido na UESPI durante meu curso, onde teremos o ensejo de levar mais conhecimento, e preparando melhor os alunos da rede pública para adentrarem em uma universidade.”

Além das aulas teóricas, os alunos receberão um material apostilado com os conteúdos aprendidos em sala. As atividades intensivas iniciarão no dia 29 de agosto até 18 de novembro. No ato da inscrição, será cobrado um valor simbólico de 25 reais para custear o material.