PDI: Conheça nosso plano de desenvolvimento institucional

Por Giovana Andrade

Você sabe o que é o plano de desenvolvimento institucional (PDI)? O planejamento institucional é um modelo de decisão unificado e integrador que determina e revela o propósito organizacional em termos de valores, missão, objetivos, estratégias, metas e ações, buscando definir com mais precisão a atuação da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) , bem como descreve a capacidade de resposta às necessidades externas. O PDI UESPI 2022/2026 está disponível no site da editora para toda a comunidade acadêmica.

O PDI está disponível no site da Editora e da PROPLAN

Além disso, é voltado para refletir e alterar aquelas condições que não se encontram satisfatórias e fortalecer as já consolidadas, de forma que seja possível enfrentar os desafios da educação superior no Estado e avançar ainda mais nas ações de desenvolvimento da Uespi. Em essência, o planejamento serve para responder as seguintes questões: Quem somos? O que queremos ser no futuro? Como chegaremos lá?, ou seja, funciona como um guia da instituição.

O PDI foi desenvolvido após uma série de reuniões realizadas conforme calendário previamente definido e construído, em conjunto com as instâncias envolvidas, que ocorreram remotamente. As reuniões contaram com a participação e envolvimento de todos os Campi da UESPI. Nos debates, foram discutido acerca da metodologia e do sistema de coleta das informações, bem como das premissas que norteiam a efetivação e a concretização dos anseios da comunidade, pautando-se no presente e vislumbrando o futuro.

A Pró-Reitora adjunta de Planejamento e Finanças, Joseane Leão, destaca que esse sistema foi elaborado para que cada direção de Campus e Centro tenha um plano estratégico local. O sistema visa facilita o acompanhamento, avaliação da execução, bem como futuras revisões do PDI.

“Buscamos dar destaque a questões ressaltadas nos debates realizados com a comunidade acadêmica que focaram em elementos que nortearam a construção dessas três premissas: a primeira corresponde à necessidade de desenvolvermos mecanismos sistemáticos de avaliação de resultados; a segunda verifica-se na preocupação em adotar medidas para a viabilização e instalação de mecanismos para execução que deverão ser continuamente testados; e, a terceira premissa está na adoção níveis mais elevados de governança, transparência e prestação de contas para a adequada avaliação pela sociedade das ações a cargo de cada um dos agentes partícipes desta IES. Ressaltamos também a atualização dos organogramas da instituição, das metas de cada Pró Reitoria, bem como a atualização das informações e demandas cadastradas via sistema.”.

Conheça nosso plano de desenvolvimento institucional (PDI) 2022- 2026:

PDI 2022 – 2026

PDI no site Editora Uespi