Palestra em alusão ao Dia da Consciência Negra conta com a presença de discentes do curso de História

Por Giovana Andrade

Aconteceu na manhã desta quarta-feira(16) uma palestra em alusão ao Dia da Consciência Negra, no auditório Pirajá, com o tema “Brasil contemporâneo entre crises e expectativa: o protagonismo político das Mulheres Negras” , ministrado pela Profa. Dra. Matilde Ribeiro (Unilab).

O encontro teve como objetivo promover diálogos e reflexões sobre a importância desse mês na luta contra o racismo, nesse sentido as atividades foram associadas à necessidade política de tratar a questão racial no Brasil, considerando ser um país multiétnico e racial, de maioria negra.

A Profa. Dra. Matilde Ribeiro, explica a importância dessa palestra diante da vulnerabilidade histórica das mulheres negras.

“Os negros se organizam por direitos e pela liberdade desde da época da escravidão, e nos dias de hoje, mesmo sendo a maioria da população, ainda são invisibilizados nas condições de trabalho, educação, e acessos a bens e serviços, e nesse sentidos as mulheres negras protagonizam nessa luta. E nós professoras e ativistas garantimos o papel de denúncia, contribuindo para a construção de uma nova sociedade”

Na oportunidade, a palestrante lançou seus dois livros  “O Bicentenário da Independência do Brasil” e “Mulheres Negras em Movimento”.

Nilmara Rocha, discente do sétimo período de História, destaca que em sua época de escola sofria muito preconceito e que palestras como essas são essenciais para a desconstrução de paradigmas que ainda estão muito evidentes na nossa sociedade.

” Na época de escola eu sofria muito bullying por conta do meu cabelo, falavam que meu cabelo era de macarrão e por conta disso cheguei até alisar meu cabelo. Então é muito importante se debater sobre isso, visto que a gente vive em uma sociedade tão racista”.

O evento continua ao longo do dia. Confira o cronograma:

-18h no Memorial Esperança Garcia:  (Av. Miguel Rosa, 3400, Centro-Sul, Teresina-PI)

– Sarau Literário

– Lançamento de Livros