Uespi

Brasão_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Brasao_Pi_h

Ouvidoria da UESPI participa de treinamento sobre o sistema Fala.Br

Por Anny Santos

A Ouvidoria da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), representada pelo Ouvidor da nossa instituição, o professor Dr. José Luiz Silva Sá, esteve presente na última quinta-feira (22) no treinamento da CGE/OGE sobre o novo Sistema de gerenciamento das demandas da ouvidoria, o Fala.br, que substituirá os atuais sistemas e-ouv e e-sic.

Juntamente com os demais ouvidores setoriais do Estado, o treinamento abrangeu o registro e tratamento de demandas no novo sistema, questões envolvendo sigilo de informações, transparência passiva e ativa, e outros destaques da Lei de Acesso à Informação.

De acordo com o professor Dr. José Luiz Silva Sá, houve orientação quanto ao registro e tratamento de manifestações mais específicas e que demandam mais atenção, como as denúncias, por exemplo. Além disso, sobre a importância que as novas ferramentas do Sistema fala.br terão na melhoria do serviço.

“Um dos principais pontos em destaque foram os prazos de resposta, da importância que o órgão responsável tem em cumprir os prazos de Lei. Ficou bem claro que a Corregedoria e Ouvidoria Geral do Estado estão atentas aos prazos, buscando melhorar o serviço para o cidadão”, pontua o Ouvidor.

Enquanto o fala.br não for devidamente implantado, as manifestações acontecerão sem nenhuma modificação. Basta acessar o site da UESPI na página da Ouvidoria estão todas as instruções. Quando o novo sistema for implantado, acontecerá uma fase de transição, sem prejuízo algum ao usuário.

“Para mim, os principais enfoques do treinamento foram a importância de propiciar rápido e seguro acesso à informação, de forma transparente. Nós da ouvidoria da UESPI planejamos intervenções educativas quanto ao direito que a comunidade tem de acesso aos serviços de ouvidoria, de como realizar uma manifestação e acompanhar a mesma. Já estamos trabalhando em parceria com a ASCOM e DTIC para aprimorar o portal de Acesso à Informação do site da UESPI, proporcionando a transparência ativa necessária em qualquer instituição”, finaliza.

Ouvidoria da UESPI

A sede da ouvidoria da UESPI fica localizada no Centro de Ciências da Natureza (CCN), campus Poeta Torquato Neto, em Teresina. O procedimento pode ser realizado pelo e-mail ouvidoria@uespi.br.