Por Jésila Fontinele
O curso de Direito da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Clóvis Moura, vai realizar nos dias 5, 6 e 7 de junho o Seminário de Psicologia Jurídica, Psicanálise e Neurociência. O evento é organizado pelo grupo de pesquisa Teoria Crítica, Teorias da Justiça e Direitos Humanos, sob a coordenação do Dr. Jardel de Carvalho Costa.
A abertura contará com a palestra sobre Traumas herdados: até onde a justiça nos alcança?”, ministrada pela palestrante Thaiany Quevedo Melo.
O evento será realizado na OAB Piauí, com duração de três dias e carga horária de 24 horas/aula. A programação inclui palestras, mesas-redondas e um minicurso, sendo o último dia realizado de forma online. O professor Dr. Jardel de Carvalho Costa destacou a importância do evento e da iniciativa que surgiu a partir da disciplina de Psicologia Jurídica. “Difundir os novos desenvolvimentos da psicologia, psicanálise e neurociências no âmbito do direito”, concluiu.
A aluna e também organizadora do evento, Mariana Monte, ressaltou os temas escolhidos, os quais refletem o compromisso com a interdisciplinaridade e com a atualidade das discussões que permeiam o Direito, a Psicologia, a Psicanálise e a Neurociência. “Assuntos como traumas herdados, psicopatia forense, abuso sexual infantil, livre-arbítrio e os impactos psíquicos da pandemia em espaços confinados revelam uma preocupação em aproximar o conhecimento científico das realidades jurídicas e sociais”, afirmou. Mariana também destacou que esses temas foram pensados de forma a fomentar o pensamento crítico. “Ampliar a compreensão do comportamento humano em contextos jurídicos”.
O seminário abordará temáticas como Traumas herdados: até onde a justiça nos alcança?, Efeitos jurídicos da morte e do morrer, a mesa-redonda O problema do testemunho no Direito Penal, a palestra; Existe livre-arbítrio? Ou nossas escolhas são apenas produto da nossa química cerebral?, além da discussão sobre; Pandemia em espaços confinados: a realidade das prisões e o impacto da COVID-19, entre outros temas.
Mariana ainda concluiu sobre o impacto positivo do seminário, além da expectativa do evento que vai proporcionar um ambiente de aprendizado profundo. “A diversidade dos palestrantes e das abordagens promete enriquecer o debate acadêmico e inspirar novas linhas de pesquisa e atuação profissional” concluiu.
Para mais informação sobre o evento e inscrição, acesse o link:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSca3Ah5ZZsJVrAYejP_DKUJpnJYC8QrOxQ8QBDe0rWd6E8jzg/formResponse