Uespi

Brasão_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Brasao_Pi_h

NUFPERPI realiza pesquisa sobre rastreador Solar para otimização da Produção de Energia

Por Anny Santos

O Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis e Telecomunicações do Piauí (NUFPERPI) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), desenvolve pesquisa “Desenvolvimento de rastreador Solar para Otimização da Produção de Energia Elétrica a partir de Sistemas Fotovoltaicos”, que visa melhorar a incidência de raios solares na placa solar com baixo custo.

Rastreador ligado a placa de energia solar.

Rastreador ligado a placa de energia solar.

De acordo com Prof. Juan de Aguiar, Orientador da pesquisa e Coordenador do Núcleo, o rastreador solar é um equipamento desenvolvido com o intuito de aumentar a produção de energia solar fotovoltaica, ou seja, a energia que temos através da incidência do sol através das placas solares.

“Ele é um equipamento que busca a melhor incidência de raios solares na placa solar. Sistemas fotovoltaicos conectados à rede residencial em casas, empresas e escolas são sistemas fixos, ou seja, eles ficam com a angulação da placa próxima a angulação do telhado. Em determinado momento o sol fica perpendicular a placa, mas depois ele passa. Nesse caso, a placa vai ter uma produção e uma geração de energia em função dessa condição”, destaca o professor.

Desenvolvimento de uma das peças do rastreador solar.

Desenvolvimento de uma das peças do rastreador solar.

Um rastreador é um equipamento que busca o sol, ou seja, o melhor índice de irradiação solar. A medida que o sol se desloca o rastreador faz com que a placa se movimente. Segundo o professor Juan de Aguiar, o rastreador fica em cima de uma estrutura e essa estrutura possui um eixo onde a placa se conecta a ele.

Alisson Mesquita, aluno do curso de Engenharia Elétrica que desenvolve a pesquisa, afirma que o projeto surge com o intuito de propor soluções para melhorar a geração de energia elétrica nas residências. Segundo ele, tem sido uma ótima experiência pesquisar mais sobre a Tecnologia de Rastreamento Solar, de maneira que o conhecimento gerado nas pesquisas é fundamental não somente para atingir os objetivos do projeto, mas para sua formação acadêmica e profissional.

“Nesse projeto eu tive que pesquisar sobre vários temas, voltados para robótica, eletrônica e energia solar então tive que lidar vários temas interessantes embora o foco principal fosse desenvolver o protótipo do Rastreador Solar. Assim para mim é um privilégio participar desse projeto de pesquisa”, pontua o estudante.

Rastreador ligado a placa de energia solar.

Rastreador ligado a placa de energia solar.

Segundo o Orientador da pesquisa, o Rastreador aumenta, significativamente, a produção de energia do módulo solar do sistema de energia solar fotovoltaica. “O que estamos desenvolvendo na UESPI são outras proposições de sistemas de rastreadores, porque geralmente esses rastreadores são utilizados em sistemas de grande e médio porte. Nós estamos fazemos uma proposição de rastreador de baixo custo, para que seja utilizado em sistemas de pequeno porte”.