NUFPERPI promove Curso de Redes Ópticas Passivas com inscrições de 10 a 12 de agosto

Por Anny Santos

O Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis e Telecomunicações do Piauí (NUFPERPI) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em parceria com o Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, a SUPARC e a PPP Piauí Conectado, abre inscrições para o Curso de Redes Ópticas Passivas, de forma online e presencial de acordo com cada módulo. As inscrições ocorrem de 10 a 12 de agosto, através do formulário online.

Segundo o Prof. Juan de Aguiar, Coordenador do NUFPERPI, o curso objetiva capacitar graduandos e profissionais para conhecer conceitos, saber analisar e planejar aplicações das fibras ópticas nas redes de trabalho baseado nas tecnologias PON, GPON e FTTx, além e determinar possíveis pontos de falha e conhecer aspectos de medição e monitoramento de rede.

“Esse curso faz parte do Programa de Formação em Tecnologias e Sistemas de Telecomunicações e é fundamental à todos os profissionais da área de telecomunicações, principalmente os que trabalham na parte de infraestrutura. Dentro das instituições públicas, aqui no Piauí, é o primeiro curso que está sendo realizado abordando essa expertise com o diferencial de termos aulas práticas também no Núcleo dentro da própria UESPI. Há uma demanda de mercado premente, principalmente na área de infraestrutura, sendo indispensável para quem quer trabalhar com a parte aplicada de telecomunicações por meio de fibra óptica”.

O curso possui 5 módulos, totalizando uma carga horária de 60h. As vagas são limitadas e alguns pré-requisitos precisam ser atendidos. No ato da inscrição o candidato deve anexar, pelo menos, um dos documentos mencionados:

Diploma de Graduação em Engenharia Elétrica ou Comprovante de Matrícula Atualizado de Graduação em Engenharia Elétrica;

Diploma de Bacharel em Engenharia Civil ou Comprovante de Matrícula Atualizado de Graduação em Engenharia Civil;

Diploma de Bacharel em Engenharia Mecânica ou Comprovante de Matrícula Atualizado de Graduação em Engenharia Mecânica;

Diploma de Bacharel em Ciências da Computação ou Comprovante de Matrícula Atualizado de Graduação em Ciências da Computação;

Diploma de Tecnólogo de Redes;

Diploma de Técnico Eletrotécnica;

Diploma de Técnico Eletrônica;

Diploma de Técnico em Telecomunicações;

Certificado do Curso de Princípios de Comunicação.

Conheça o site do curso de Engenharia Elétrica da UESPI.