Núcleo de Atividade Física para a Terceira Idade (NUTI)

O Núcleo de Atividade Física para a Terceira Idade é um projeto que busca proporcionar uma melhora na qualidade de vida, através de exercícios físicos para pessoas idosas.

As aulas do NUTI acontecem no campus Torquato Neto

O projeto foi implantado em maio de 2003, motivado pelo aumento da expectativa de vida da população e a consequente necessidade de incentivo à adoção de uma alimentação mais equilibrada aliada à prática regular de atividades físicas.

No período pandêmico as atividades do NUTI funcionaram de forma remota, com vídeos que eram repassados para as alunas através de um grupo no WhatsApp. Atualmente, as aulas do Núcleo voltaram para a modalidade presencial e são realizadas ginásticas na cadeira, dança, trabalho de força, flexibilidade, equilíbrio, ginástica aeróbica e muito mais.

A estagiária Alana Oliveira, que está no programa há 11 meses, relata que os benefícios do NUTI são variados, mas principalmente funciona como garantia de um envelhecimento ativo e saudável.

“O Núcleo proporciona a elevação da autoestima, além de promover o acolhimento, bem-estar e a saúde mental e fugir da rotina de trabalho”, explica Oliveira.

As aulas são para pessoas da Terceira Idade

O projeto está ofertando vagas ilimitadas para participar do Núcleo. São aceitos alunos a partir de 60 anos e os interessados devem procurar a Coordenação da Unati/NUTI, no Campus Poeta Torquato Neto da Universidade Estadual do Piauí-UESPI, munido de documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência) e atestado médico comprovando que o(a) aluno(a) está apto(a) a fazer atividades físicas.

As aulas acontecem nos dias: turma de quarta e sexta pela manhã — 7:00 às 08:00. Turma de terça e quinta pela tarde — 16:00 às 17:00. Turma quarta e sexta pela tarde — 16:00 às 17:00.