Nucepe reforça prazos para concurso do Corpo de Bombeiros

Por Anny Santos

O Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), como instituição responsável pela execução do cronograma do edital do concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI 2023), reforça os prazos e as etapas do mesmo para os candidatos.

Ao todo, estão sendo ofertadas 400 vagas, sendo 200 vagas para nomeação imediata e 200 destinadas para cadastro reserva. O concurso possui 5 etapas. A primeira constitui-se da realização da prova escrita, objetiva e dissertativa; a segunda refere-se ao exame de saúde; a terceira ao exame de aptidão física; a quarta a avaliação psicológica e a última uma investigação social.

Para a Prof. Dra. Bárbara Melo, Diretora do Nucepe, este é um importante concurso para o Estado do Piauí, para sua população, para Secretaria de Segurança Pública, para a corporação Corpo de Bombeiros e também para a UESPI. “O Núcleo se compromete a realizar o maior concurso da história do Corpo de Bombeiros de forma ágil e seguindo todas as diretrizes técnicas e de segurança. Sobre a segurança, a SSPPI já está mobilizando todas as equipes em prol de um sofisticado Plano de Segurança para execução de todas as etapas do certame”.

Najra Nunes, Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros, afirma que o concurso será histórico. “Atualmente temos 40 soldados em nosso quadro. Já na primeira convocação mais que dobrará o efetivo de soldados, que é o elemento de execução mais atuante nas ocorrências. A entrada dos novos soldados possibilitará a expansão do CBMEPI nas cidades dos interiores onde mais houver necessidade”.

Além disso, ela também afirma que possibilitará uma celeridade e melhoria no atendimento à população e uma melhoria na qualidade de vida, saúde mental e física de todos os bombeiros.

Cadastro de candidatos a fiscais para o CBMEPI 2023

Encontra-se disponível no site da Nucepe o cadastro para os interessados em atuar como fiscais no CBMEPI. O cadastro pode ser realizado até as 13h do dia 13 de maio, através do sistema.

Para ser candidato a fiscal em Concursos/Seletivos promovidos pelo NUCEPE é necessário exercer função pública e/ou ter vínculo estudantil com a UESPI. Em hipótese alguma o candidato a fiscal poderá ter cônjuge ou companheiro ou qualquer parente, consanguíneo ou afim em linha reta ou colateral até o terceiro grau, inclusive, inscrito no concurso.

O candidato a fiscal deverá efetuar, obrigatoriamente, o cadastro no site do NUCEPE preenchendo todos os campos, sob pena de ter o cadastro eliminado e/ou não selecionado, bem como se selecionado não receber a remuneração a que faz jus. Para a efetivação do seu cadastro, deverá anexar um único arquivo, em formato PDF, obrigatoriamente, do contracheque mais recente, se for servidor ou comissionado, de declaração de vínculo se for técnico UESPI, ou Comprovante de Matrícula 2022.2 se for aluno da Instituição.

Saiba mais na matéria sobre o cadastro.

Confira o cronograma do Concurso:

Inscrições: 14/04 a 04/05

1° etapa: Prova escrita, objetiva e dissertativa: 21/05/2023

Resultado: 16/06/2023

2° etapa: Exame de saúde: 06 a 14/07/2023

3° etapa: Exame de aptidão física: 07 a 14/08/2023

4° etapa: Avaliação psicológica: 10/09/2023

etapa: Investigação social: 14/04 a 04/05/2023

Divulgação dos aprovados: 18/10

O Corpo de Bombeiros, atualmente, conta com 340 bombeiros ativos. Com o concurso, o órgão passará para 740 profissionais atuando pela segurança do estado.

Confira o Edital do Concurso