Uespi

Brasão_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Brasao_Pi_h

Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação

Email: dtic@uespi.br

Histórico

Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação é responsável pelo funcionamento da rede de computadores e concentra todos os equipamentos responsáveis por prover a Internet na Instituição. São algumas das atividades do órgão que funciona com16 funcionários.

Atividades
Responsável por desenvolver todos os sistemas de computadores da UESPI:

A DTIC possui uma equipe formada por 03 analistas de sistemas e um programador, os quais desenvolvem os programas de computadores necessitados pelos outros setores desta instituição de ensino. Já está sendo estudado um projeto para criação da Coordenação de Análise e Programação.

Concentra o provedor de Internet da UESPI:

É na DTIC onde ficam concentrados os equipamentos responsáveis por prover a Internet na instituição. Todos os setores da UESPI já possuem acesso à Rede, assim, cabe ao Núcleo de Processamento de Dados oferecer condições para que a o acesso à Internet funcione perfeitamente.

Manutenção dos equipamentos de informática:

02 (dois) técnicos em Informática são responsáveis pela manutenção nos computadores, impressoras e outros equipamentos de informática distribuídos na Instituição.

Digitação de cadastros de alunos e conceitos escolares dos campi do interior:

Como o sistema de Controle Acadêmico ainda não foi implantado nos campi da UESPI no interior, a DTIC assumiu a essa função.

Impressão dos diários de classe para o interior:

A DTIC é o responsável por imprimir os diários de classe do interior do estado.

Elaboração e impressão dos boletos para pagamento das taxas de matrículas:

A DTIC  junto à PRAD e às pró-reitorias de Ensino, elaboraram o layout do boleto de pagamento das taxas de matrículas em cada regime.

Emissão de relatórios sobre a vida acadêmica do aluno:

A DTIC  emite frequentemente relatórios informando a situação do aluno na Universidade. Relatórios que são solicitados pelas pró-reitorias conforme suas necessidades.

Armazena o banco de dados sobre a vida acadêmica do aluno:

É na DTIC onde ficam concentradas todas as informações referente ao corpo discente da UESPI. Essas informações são armazenadas em um computador (servidor) com a base de dados em SQL. É feito um backup diariamente dos dados, em fitas do tipo DAT, por questões de segurança.

Responsável pela manutenção do Sistema de Controle Acadêmico:

O Sistema de Controle Acadêmico, ou SCA, é um sistema altamente moderno onde você pode obter qualquer informação sobre o aluno regularmente cadastrado na UESPI. E A DTIC é o responsável pela manutenção.