Novo Campus de Oeiras completa um ano desde a inauguração

Por Clara Monte

O Campus Professor Possidônio Queiroz, em Oeiras, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), completa um ano desde a inauguração de seu novo espaço, no dia 23 de janeiro de 2022.

As obras do campus foram realizadas com recursos de emenda parlamentar do, então, deputado Assis Carvalho.
O diretor do campus, Prof. Harlon Lacerda, conta que essa construção foi uma conquista muito importante e fundamental para a sociedade da região do Vale do Canindé e, em especial, para toda a comunidade uespiana.

Novo campus de Oeiras construído

“Por uma universidade feita por trabalhadores e trabalhadoras, onde os filhos desses trabalhadores conquistam o sonho da transformação através da educação superior pública gratuita e de qualidade. Então é com muito orgulho que nós estamos aqui há um ano no novo campus, trabalhando pela sociedade do Vale do Canindé e piauiense, sempre visando a democracia do Estado e procurando melhorias na vida do povo”.

Espaço de estudos

Depois da construção, professores da instituição ressaltam as mudanças positivas na qualidade do ensino e na infraestrutura das salas de aulas, destacando os ambientes climatizados e cadeiras e mesas novas para o uso dos alunos. Reginaldo Sousa, professor de história, efetivo ha 10 anos na Uespi, destaca sua experiência pós reforma.

“São muitas as transformações positivas. Hoje, temos uma ótima estrutura para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. O clima de trabalho para discentes e docentes é outro, muito melhor. Espaços amplos que ajudam na construção de uma educação superior de excelência. Assim, esperamos que a chegada dos novos equipamentos e móveis complete essa transformação do nosso ambiente de trabalho”.

Sala de aula climatizada com mesas e cadeiras novas

Suzany Sepúlvida, aluna de Letras Português do campus, diz que um grande ponto positivo do novo prédio é a utilização da biblioteca, porque  é um ótimo espaço para a realização de estudos de forma tranquila. A discente também ressalta o auditório, que está sendo utilizado para os diversos eventos  propostos pelos docentes. Ela também chama a atenção para o entorno, pois já se pode ver o verde das plantas, deixando o lugar mais bonito e agradável.

“Ainda há muita coisa para que  a instituição se torne um lugar confortável pra todos. Mas, o novo campus é uma grande conquista e fruto de muita luta. Temos um espaço bonito, amplo, novo e aberto para receber cada vez mais discentes”, afirmou.

Laboratório de informática do campus