Música, saúde e bem-estar para a Terceira Idade

Por Maria de Fátima Visgueira

A música é uma forma de expressão inerente ao ser humano, suscetível de partilha de emoções ou afetos. A interação e convivência com a música promove, fortalece as relações humanas aumentando a empatia e o prazer nesse relacionamento. Sendo assim, é imprescindível a presença da disciplina “Música, Saúde e Bem-Estar” na Matriz Curricular do programa da Universidade Aberta da Terceira Idade — UNATI, da Universidade Estadual do Piauí — UESPI.

Aula de Música, saúde e bem estar da Unati

A disciplina é ministrada pelo Prof. Ms. Gerardo Campelo Lima Filho, nas quintas-feiras. As aulas acontecem no laboratório de artes da UESPI, Campus Torquato Neto, com cerca de 50 alunos matriculados e tem como objetivos: discutir a influência da música na melhoria da qualidade de vida e bem-estar do idoso e vivenciar os diversos gêneros musicais brasileiros a partir do estudo básico do canto, ritmo e harmonia.

Para o educador ministrar aulas para o público da terceira idade, requer do professor, experiência, maturidade profissional e principalmente conhecimento fisio-morfológico e psicológico dessa etapa de vida. “O segredo para que ocorra um bom aprendizado por parte do público alvo é a metodologia e esta deve adotar um caráter lúdico, onde os conteúdos ministrados devem apresentar uma abordagem recreativa composta de jogos, brincadeiras e atividades rítmicas e expressivas”, ressalta o professor.

De acordo com o professor, percebe-se um crescente interesse dos discentes pelos conteúdos da disciplina e um aumento significativo tanto na presença como na participação em sala de aula. “É um trabalho muito importante para mim. Estamos aqui na Unati compartilhando experiências, muitas vivências e todos aprendemos juntos”, finalizou o professor Geraldo Campelo.