Uespi

Brasao_Pi_h

Memorial 24 de Janeiro de Oeiras já está aberto para visitação

Por Valéria Soares e Sammara Jericó

O Memorial 24 de Janeiro, que está sob a administração da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus de Oeiras, já está aberto para visitação, de segunda-feira a sexta-feira, das 14h às 18h.

O espaço conta com praça, o obelisco de 22 metros, museu, parte administrativa, lanchonete e uma estátua em homenagem a Manoel de Sousa Martins, o Visconde de Parnaíba, que foi esculpida pelo artista plástico piauiense Braga Tepi. Ele ficou conhecido como Visconde da Parnaíba, pois em 24 de janeiro de 1823 declarou a adesão do Piauí à independência do Brasil e tornou-se Presidente da Junta de Governo do Estado.

Estátua em homenagem ao Visconde da Parnaíba

Estátua em homenagem ao Visconde da Parnaíba | Foto: Harlon Lacerda

Obelisco do memorial 24 de janeiro de Oeiras

Obelisco do Memorial 24 de janeiro de Oeiras| Foto: Harlon Lacerda

O memorial  e monumento foram inaugurados no dia 13 de agosto de 2021, em solenidade com a presença do governador, reitor da UESPI e autoridades do estado.

O local possui documentos sobre a história da independência do Piauí e também sobre a Batalha de Jenipapo, além disso, o monumento representa a data de adesão do estado ao Grito do Ipiranga, no processo de Independência do Brasil.

Autoridades do estado durante a inauguração do Memorial 24 de janeiro

Autoridades do estado durante a inauguração do Memorial 24 de janeiro | Foto: Sammara Jericó

O Memorial fica localizado na entrada da cidade de Oeiras, primeira capital do Piauí.  A obra foi construída pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e agora, depois de inaugurada, tem a administração do campus de Oeiras da UESPI para o desenvolvimento de atividades de extensão e pesquisa relacionadas à história e memória da cidade e do Estado.

Entrada do Memorial 24 de janeiro na cidade de Oeiras

Entrada do Memorial 24 de janeiro na cidade de Oeiras | Foto: Harlon Lacerda

Primeira exposição

O artista oeirense Olavo Braz está com a sua exposição “OEIRAS: SERTÃO, TRADIÇÃO E FÉ ” no memorial. A primeira exposição do local é inspirada na religiosidade do povo de Oeiras, como nas procissõe da Lamparina e Fogaréu, que retratam a tradição da cidade e dos moradores no período da semana santa.

Confira imagens da exposição:

Fotos: Harlon Lacerda