Uespi

Brasão_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Brasao_Pi_h

Membros do NEA Cajuí participam de um trabalho de cultivo de horta comunitária no Labino

Por Vitor Gaspar

Membros do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Agroecologia (NEA CAJUÍ), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), realizam um trabalho voltado ao cultivo de uma horta comunitária realizado por famílias de pescadores no Labino, na zona rural de Ilha Grande do Piauí.

Momento de cultivo na horta no Labino/Divulgação: TV Costa Norte

Há cerca de oito meses essas famílias começaram o cultivo dessa horta, no terreno de uma moradora da região, localizada no norte do Estado, onde são plantados diversos tipos de hortaliças como: alface, cheiro verde, berinjela, pimenta, tomate, dentre outros. O projeto acontece em parceria com a Cáritas Diocesana de Parnaíba, organização que apoia atividades em comunidades tradicionais na linha de dimensão social.

De acordo com Valdinar Bezerra, coordenador do NEA CAJUÍ, o núcleo foi convidado a participar do projeto, e contou com a participação de um aluno do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (PIBEU) e de um egresso do curso de Engenharia Agronômica. 

“Estamos participando desse projeto, em parceria com a Cáritas que está à frente dessa organização, e aproveitamos esse projeto para encaminharmos para o PIBEU esse subprojeto, para termos um bolsista que acompanhe essas atividades, não somente essa no Labino, mas como também em outras regiões”, finaliza.

O trabalho é realizado de forma coletiva, mantendo os cuidados e atenção necessária para que o cultivo possa experimentar variadas formas de plantio, produzir alimentos de boa qualidade com a finalidade de levar essa produção para a comunidade.

Rhuan Silva, Diretor Executivo da Cáricas Diocesana de Parnaíba destaca que após o processo de análise e de conhecimento do terreno, foi realizado um cadastro das famílias no local que gostariam de participar do plantio e elaborando um perfil a partir disso. Ele comenta que logo após solicitou a ajuda de Adolfo Costa, egresso do curso de Engenharia Agronômica da UESPI e do professor Valdinar Bezerra para a participação de membros do NEA Cajuí na ação.

”Fechamos uma parceria disponibilizando para que alunos dessem um suporte durante os dias de sexta-feira, tanto na forma de cultivação, como na forma de plantar e conduzir a própria horta, para que ela possa crescer ainda mais e se multiplicar para a comunidade. Essa não é a primeira parceria com o Núcleo, já temos trabalhos feitos em outras hortas também”.

Segundo Adolfo Costa, egresso do curso de Engenharia Agronômica da UESPI e membro do NEA Cajuí, o projeto foi iniciado por uma iniciativa da Associação dos moradores da região, juntamente com o movimento dos pescadores. “Após essa participação com os parceiros da Cáritas, articulei uma maior presença do núcleo junto ao professor Valdinar e com a participação dos discentes”.

Adolfo Costa durante entrevista a TV Costa Norte/ Divulgação: TV Costa Norte

NEA CAJUÍ

O Nea/Cajuí leva atividades de extensão de cunho agroecológico em comunidades rurais de pequenos agricultores. A metodologia empregada busca levar conhecimentos técnicos a pequenos produtores rurais. São promovidas atividades teóricas e práticas.

Os trabalhos de extensão tiveram início no ano de 2010 através da iniciativa de discentes do curso de Agronomia da UESPI, bem como dos professores da instituição e pesquisadores da Embrapa Meio Norte, visando atender comunidades assentadas na região Norte do Piauí.