Mais de 360 concludentes da 1ª etapa UAPI colarão grau nesta segunda-feira (19)

“Agradecer muito quem idealizou a UAPI, pois ajudou muita gente”, disse Hélio Guedes, 43 anos, do polo de Belém do Piauí, distante 385 km da capital, um dos concludentes do curso de Bacharelado de Administração das primeiras turmas a concluírem o curso da 1ª etapa da Universidade Aberta do Piauí (UAPI). A solenidade de colação de grau vai acontecer nesta segunda-feira,19, no Centro de Convenções de Teresina, em uma solenidade híbrida com a presença de autoridades, representantes de polos e transmitida pelo Canal Educação; Mais de 650 estão aptos a colar grau, sendo que mais de 360 estarão presencialmente e os demais acompanharão pelo Canal Educação do YouTube.

O projeto de universalização da educação superior tem sido realizado desde 2017 e a UAPI está presente em 183 municípios, além de vagas nas demais universidade públicas presentes no estado, que, juntas, cobrem os 224 municípios com vagas em universidades públicas.

O Hélio é parte de um perfil de estudantes que escolheram a UAPI como meio de ingresso ou mesmo o início de uma carreira na Administração com foco no empreendedorismo. Ele conta que mora em Picos e trabalha como vigilante e tem uma pequena empresa de entrega de água e gás. Em 2017, ficou sabendo da UAPI por meio das redes sociais e resolveu ingressar através do vestibular. “Fiquei classificado para o Polo de Santana do Piauí, que tinha 50 vagas e eu fiquei na posição 55. Quando fui chamado na lista de espera solicitei a remoção para o Polo de Belém do Piauí, que é mais próximo de onde trabalho”, explicou.

O concludente conta que foi um longo percurso de trabalhos, novos conhecimentos e acesso a materiais que o ajudaram a entender mais sobre como gerir seu negócio, mas além disso lhe permitiu olhar o horizonte de possibilidades que o ajudariam a pensar em fazer concursos públicos. “Recentemente eu fiz o concurso do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ) e aproveitei conteúdos que tinha visto no curso da UAPI”, disse o futuro administrador. Ele ainda falou que a UAPI dá a noção “para quem está cego e que não sabe nada sobre empreender. Os conhecimentos nos deixam com visão ampla de como funciona uma empresa ou organização e o que se deve fazer para ter sucesso e faturamento, saber como o mercado funciona, a parte fiscal e contábil, a área administrativa, marketing e todo o material vem completo”.

O concludente conta que não foi fácil, mas conseguiu concluir todas as etapas e recentemente apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com o tema: “OS DESAFIOS DA CRIAÇÃO DE UM NEGÓCIO PRÓPRIO COM POUCOS RECURSOS FINANCEIROS”. Todo o processo foi finalizado e agora ele aguarda a solenidade de colação de grau.

OFERTA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA UAPI

A parceria entre Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) tem o objetivo de universalizar o Ensino Superior em todo o Piauí e promover qualidade por meio da educação à distância, um dos eixos do PRO Piauí Educação. A UAPI iniciou ainda em 2017 com a primeira etapa e a abertura de 60 polos; em 2018, a segunda etapa com mais 60 polos; e a terceira etapa mais 63 polos totalizando 183 cidades piauienses.