Live sobre o PIBIC e PIBITI conseguiu atender ao público ao sanar as dúvidas sobre os editais

Na manhã desta quarta-feira (03), a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROP) realizou uma live no canal do Youtube da UESPI com o intuito de tirar as dúvidas da comunidade acadêmica acerca do edital de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científico (PIBIC) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).

O Diretor do Departamento de Pesquisa, professor Gustavo Gusmão, e a Coordenadora da Divisão de Planejamento e Projeto, professora Nayana Pinheiro, estiveram presentes esclarecendo os questionamentos mais frequentes dos docentes e discentes em relação ao editais.

O professor Gustavo comentou a importância dos professores e alunos na participação dos programas, além de esclarecer acerca dos principais requisitos que discentes e docentes devem apresentar para a inscrição no edital.

“Para os docentes os requisitos é que seja professor efetivo da nossa instituição, que tenha um regime de trabalho de 40 horas ou com dedicação exclusiva, não tenha nenhuma pendência com a PROP, o professor deve fazer parte do grupo de pesquisa do diretório de pesquisa do CNPq. Já em relação aos discentes devem está matriculado no semestre, além do aluno que estará cursando até agosto do próximo ano e não tenha pendência com a PROP”.

O professor destacou que, diferentemente, dos anos anteriores, onde havia um modelo para a  submissão dos projetos, o edital desse ano traz modelos distintos para os programas, com isso os candidatos devem buscar por esses no site do SINGPROP.

A professora Nayana Pinheiro explicou houve uma atualização dos grupos de pesquisa no diretório do CNPq, e que os professores que não estivesse conseguido o acesso no grupo, provavelmente o professor deixou de acessar a seu grupo por um tempo e o CNPq excluiu ou ele não atualizou. Será necessário uma atualização para que o professor possa submeter o projeto.

O professor Gustavo informou, durante a live, que as inscrições para o PIBIC e PIBITI 2023/2024, que estão acontecendo e que terminariam nesta sexta-feira, dia 05 de maio, foram prorrogadas para o dia 15 de maio para que o docente submeta as propostas.

O pró-reitor da PROP, Rauirys Alencar, anunciou durante a live que em  uma reunião com a FAPEPI conseguiu ampliar algumas bolsas, principalmente as voltadas para o PIBITI.

“Tínhamos, ao todos, entre PIBIC e PIBITI da FAPEPI 25 bolsas, conseguimos ampliar para 30 bolsas, além do reajuste que passou de 400 reais para 700 reais acompanhados os reajustes do CNPq, então, conseguimos ampliar bolsa para mais cinco projetos e de forma antecipada deixamos acertado o edital de bolsista produtividade tanto em pesquisa com desenvolvimento tecnológico. Já vamos começar a trabalhar nesse edital que vamos lança pela PROP com o fomento da FAPEPI”.

A live permanecera disponível no canal do youtube oficial da UESPI.