Liga Acadêmica de Direito Administrativo realiza palestra sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos

Por Anny Santos

A Liga Acadêmica de Direito Administrativo (LADA) formada por alunos de diversos períodos do curso de Direito da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Poeta Torquato Neto, organizou, no último dia 23, a palestra “Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos: Principais alterações”, ministrado por Luciano Rezende.

Antônio Nascimento Paz Neto, aluno do 5° período do curso de Direito e Vice-presidente da LADA, destaca que, dada a pertinência do tema e da proximidade da data de vigência da Nova Lei de Licitações, surgiu dentro das atividades a ideia de uma palestra sobre o tema. A lei entrará em vigor em 1° de abril deste ano.

“O estudo da dinâmica das contratações públicas abre uma perspectiva não só para conhecermos o que já existe, o que já é feito, mas questionar e discutir os caminhos e descaminhos que toma a administração pública”, pontua o aluno.

A LADA surgiu em janeiro de 2023 dada a necessidade de se ter uma liga ativa no curso e, também, pelo interesse de aprofundar os conhecimentos na área, seja promovendo eventos, seja com conteúdo no Instagram, se baseando no tripé universitário e estimulando os jovens a participarem de grupos de pesquisa e extensão.

Segundo o aluno, os projetos estão se concretizando aos poucos e o trabalho de comunicação viabiliza o acesso ao Direito, abre portas e conecta pessoas. Para ele, a Liga Acadêmica reúne um ótimo grupo, além de ter a Profa. Dra. Auricélia do Nascimento Melo como Coordenadora Pedagógica.

“Com diretorias que cuidam da Pesquisa, Ensino e Extensão, vamos utilizar tudo o que estiver ao nosso alcance para um trabalho bem feito em cada área, transbordando os muros da UESPI e chegando, inclusive, à informação de qualidade para a comunidade e para a pequena empresa que se interessa pelos processos de licitação”, finaliza.

A Liga propõe permitir um espaço de discussão relevante não só para os estudantes, mas para a comunidade. Além disso, questiona pontos importantes da Universidade que acaba fazendo parte das análises.