Por Ayeska Rodrigues
No último dia 26 de agosto, foi lançado na editora da Universidade Estadual do Piauí o livro “Senta que lá vem história: a contação como prática educativa na perspectiva da inclusão escolar”, escrito por Samantha Alves Gonçalves Barbosa e Fabrícia Gomes da Silva.
A obra tem o objetivo de evidenciar o poder da contação de histórias infantis, mediada por bonecos, como um meio eficaz para sensibilizar crianças sobre a inclusão escolar.
O livro surge a partir da pesquisa que serviu de base para o trabalho de conclusão de curso da pedagoga Samantha Alves, que contou com a orientação da professora Fabrícia Gomes. Ambas uniram suas experiências e conhecimentos para criar um material que não apenas compartilha saberes sobre Educação Especial, mas que também apresenta relatos práticos de como a inclusão pode ser alcançada nas escolas.
As autoras destacaram que as histórias contadas através de bonecos têm um papel transformador na vida das crianças. “As narrativas, aliadas a essas representações lúdicas, ajudam a quebrar preconceitos e estereótipos que muitas vezes permeiam a infância”, afirmou Samantha. As mensagens contidas nas histórias permitem que as crianças reflitam sobre as diferenças e aprendam a conviver de maneira harmoniosa, fomentando um ambiente escolar mais inclusivo.
A obra traz não somente uma coletânea de narrativas, mas também uma análise das interações realizadas durante o projeto de contação de histórias, que envolveu diversas crianças. “Observamos, durante as atividades, como as crianças se sensibilizavam ao ver suas próprias experiências representadas nas histórias. A inclusão não é apenas uma proposta; ela é possível e necessária”, ressaltou Fabrícia.
O livro se propõe a ser uma ferramenta para educadores e profissionais da área, apresentando metodologias que podem ser aplicadas em sala de aula. Os leitores encontrarão recursos práticos e sugestões de atividades que visam promover a convivência e o respeito às diversidades, além de incentivar a criatividade e a empatia entre os alunos.
Com uma abordagem leve e acessível, “Senta que lá vem história” se propõe a ser um guia prático para quem deseja transformar a experiência educativa em um ambiente inclusivo e acolhedor. Para as autoras, a contação de histórias é mais do que uma atividade recreativa; é uma poderosa forma de comunicação e aprendizado que pode moldar o futuro das crianças e das relações interpessoais.
O livro já está disponível no site da editora da universidade estadual do Piauí , aguardando aqueles que desejam absorver conhecimentos valiosos sobre a inclusão.