IV Encontro de Gestores “Caminhos da Inovação na Gestão Escolar”

Por Leonardo Dias

Aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2022 o IV Encontro de Gestores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX) e o Centro de Formação dos Servidores Antônio Freire (CFAF), com o tema: Caminhos da Inovação na Gestão Escolar.

Abertura do evento

Os três dias de evento foi organizado pelo  Centro de Formação dos Servidores Antonino Freire – CFAF/UESPI, no propósito de atender/compreender a realidade que ora se apresenta no âmbito educacional, especificamente no que diz respeito às novas demandas tecnológicas e mudanças sociais que impactam na gestão escolar no contexto atual.

Professora Eliene Pierote (uma das organizadoras do evento) falou da importância que o evento tem para a comunidade acadêmica em geral bem como para a CFAF/UESPI,  ela frisa sobre a ampliação e a sua visibilidade em nosso estado e país e fortalece a sua identidade como instituição formadora”, Relata.  a sociedade  .

“O evento superou as nossas expectativas quanto à contemplação dos objetivos, tendo em vista o feedback positivo que tivemos e pelo alcance quanto à participação de vários municípios do nosso estado e de todo o país”, relata.

O evento contou com gestores, gerentes, professores, supervisores, coordenadores pedagógicos, estudantes e pesquisadores da área. O objetivo do evento foi oportunizar a discussão quanto à inserção de ferramentas tecnológicas, ações e experiências no âmbito escolar, conforme as mudanças sociais e tecnológicas que impactam na gestão escolar no contexto atual.

A programação iniciou às 8h30min do dia 24 de maio com a apresentação cultural feita por Michael Sax “Apresentação da agenda de trabalho” e a palestra proferida pelo Professor Doutor Victor Henrique paro com trabalhou a temática “Diretor escolar: educador ou gerente?”.

Foram trabalhadas temáticas como: Novas demandas tecnológicas e transformações sociais na gestão escolar no contexto atual; Impactos da pandemia na transformação digital na educação; Implementacão de tecnologias de informação que promovam a otimização do trabalho da gestão em todos os segmentos da escola; Recursos Humanos e financeiros: Gestão de pessoas na educação: o cuidado com a saúde emocional de sua equipe; Inclusão da utilização de ferramentas tecnológicas que auxiliem o aprimoramento da gestão escolar; Educação híbrida: a transformação progressiva e irreversível na educação.

Palestras que foram trabalhadas durante os dias de evento: Novas demandas tecnológicas e transformações sociais na gestão escolar no contexto atual (Wanessa Zavarese Sechim); Implementação de tecnologias de informação e a otimização do trabalho da gestão em todos os segmentos da escola (Prof. Dr. Dario Brito Calçada); Palestra: Gestão de pessoas na educação: o cuidado com a saúde emocional de sua equipe (Profa. Dra. Eliene Maria Viana de Figueirêdo Pierote); Relatos de experiências: A gestão e os impactos da pandemia na transformação digital na educação, ensino infantil, fundamental,  médio e superior (Profa. Esp. Ranuze Maria Silva Gomes, Prof. Darkson Vieira Machado, Prof. Dr. Evandro Alberto de Sousa); Palestra: Educação híbrida: uma transformação progressiva e irreversível na educação? (Profa. Dra. Lilian Bacich).

Acompanhe os 03 dias de evento através do link.

1º dia de evento

2º dia de evento

3º dia de evento

Galeria de fotos dos palestrantes e representantes  da rede estadual de educação.