Inscrições para evento internacional sobre Independências dos Brasil terminam na sexta-feira (24) – Uespi

Até 24 de junho, sexta-feira, estarão abertas as inscrições para participação no Seminário Internacional Independências dos Brasis e o I Seminário Interdisciplinar em Sociedade e Cultura, que acontece em Teresina, na modalidade semi-presencial, de 10 a 12 de agosto de 2022. Os participantes terão a possibilidade de apresentar comunicação oral, com publicação nos anais do evento e artigo em e-book internacional.

A realização do Seminário Internacional Independências dos Brasis e o I Seminário Interdisciplinar em Sociedade e Cultura é da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura da Uespi (PPGSC/Uespi), do Centro de História da Universidade de Lisboa, do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual do Maranhão (PPGHIST/Uema), dos Programas de Pós-graduação de História da Universidade Federal do Piauí e da Universidade Federal do Pará ( PPHIST/UFPA e UFPI).

As conferências e mesas redondas serão presenciais, em Teresina, e reunirão pesquisadores de destaque nacional e internacional das áreas de História, Sociologia e Literatura, com transmissão pelo Youtube. Já os simpósios temáticos, que ocorrerão no segundo e terceiro dia do evento, serão de forma remota, via Google Meet.

O evento aborda o bicentenário de independência do Brasil e faz parte do Calendário de Comemoração do Trincentésimo aniversário da Capitania do Piauí e Duocentenário da Adesão do Piauí à Independência do Brasil, instituído pelo governo do estado.

“A independência junto à Portugal precisa ser pensada como um processo dinâmico, contraditório e muitas vezes sangrento, de acordo as singularidades de cada uma das regiões, de norte a sul, que acabariam por constituir um só país, o Brasil. O evento que realizaremos em agosto, que conta com pesquisadores de grandes centros de pesquisa do Brasil e da Europa, nos convida a uma reflexão internacional sobre as Américas, com uma interface entre o passado e o presente brasileiro, em torno da formação de nossa sociedade e de nossa cultura. O evento também trará reflexões urgentes da realidade social e política brasileira contemporânea”, afirma a Profª Drª Cristiana Costa, uma das organizadoras do evento, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura da Uespi (PPGSC/Uespi).

Realize sua inscrição: https://ppgsc.uespi.br/?page_id=408