Inscrições abertas para o curso “Assistência de Enfermagem em Estomias de Eliminação”

Por Clara Monte

Nos dias 12 e 13 de dezembro inicia o Curso “Assistência de Enfermagem em Estomias de Eliminação”, promovido pelo programa de pós-graduação em Estomaterapia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Piripiri (SESAM).

O encontros acontecem em formato presencial no auditório da SESAM em Piripiri, a partir das 7:30. O projeto tem como público alvo enfermeiras que trabalham na saúde, tanto privada, quanto municipal e oferta certificado de 40h ao final do curso.

A professora Sandra Maria, uma das organizadoras desse projeto diz que ele tem como objetivo fornecer conhecimentos sobre assistência de enfermagem em estomias intestinais de eliminação com foco na promoção do autocuidado e prevenção de complicações. Contando com aulas teóricas, práticas, workshop com apresentação de materiais e tecnologias no cuidado a pessoa com estomias.

“O projeto começou devido a observação da falta de orientação de profissionais de saúde, principalmente por parte de alguns enfermeiros não cuidarem da orietantação dos pacientes. Então, vamos começar em Piripiri essa capacitação que conta com ajuda de alunas da pós-graduação em Estomaterapia para ajudar nas aulas do curso. A nossa principal intenção é melhorar a qualidade de vida das pessoas assistidas por esses enfermeiros, com ajuda da Uespi fazendo seu principal papel que é a educação”.

Além das aulas, no mês seguinte ao cronograma de estudos, o curso oferetará oficinas de monitoramento de pré e pós-teste o para a avaliação dos conhecimentos aprendidos pelos estudantes diante os conteúdos presentes na grade do projeto.

Link para a inscrição: https://forms.gle/4DzYQGJy6jJ4un5H6

O que é Estomia?

Conheça o procedimento que salva vidas

Ostoma, ostomia, estoma ou estomia são palavras que possuem o mesmo significado, derivado do grego em que “osto” é boca e “tomia” abertura, é uma cirurgia realizada com objetivo de construir um caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para eliminar a urina ou as fezes, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação. É um procedimento que promove a qualidade de vida do paciente. Mas, ainda têm pessoas com preconceito ou que olham torto quando alguém diz ou mostra que é ostomizado.