Inscrições abertas: Formação Residência Pedagógica

Por Clara Monte

Começa na próxima terça-feira (28), a Formação de Residência Pedagógica do primeiro módulo do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Clóvis Moura. Serão três dias de formação, sendo uma presencial e duas on-line pelo Google Meet.

A oportunidade é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior – CAPES, em parceria com a universidade. A professora orientadora, Joilza leitão, é a organizadora do evento e conta que a residência tem o objetivo de proporcionar o contato direto com o espaço escolar em geral aos discentes em formação inicial.

“O programa tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior com estudantes, professores e todas as atividades escolares. Isso contribui para o aperfeiçoamento da formação e se torna uma peça chave para a formação de futuros professores, tornando possível o diálogo entre a teoria até a prática docente”.

O evento será aberto para todos os campus da instituição e conta com a participação dos professores convidados, como Adriana Araújo, Aurismar Sousa, e Casemiro Campos.

A palestrante Aurismar Sousa explica que seu tema será focado nas construções do projeto político pedagógico nas escolas como prática de gestão. O intuito é levar  a reflexão do assunto aos acadêmicos, sendo importante situar os discentes sobre a importância dessas politicas educativas para a formação escolar.

“Queremos em nosso projeto levar os alunos a refletirem sobre os caminhos construídos dentro do espaço escolar pelo trabalho pedagógico. E para isso, inicialmente, é preciso entender quais os dispositivos legais que fundamentam a importância das politicas pedagógicas e quais os princípios norteadores desses documentos, compreendendo assim, quem somos, o que queremos, o porque fazer, como fazer e como avaliar, com o objetivo de intitular a identidade da escola. Isso é necessário para toda a comunidade acadêmica, quanto mais para os alunos de pedagogia, que futuramente entrarão dentro do universo estudantil”. finaliza a professora.

O evento também conta com palestras de planejamento e ação didática a luz da avaliação, e sobre a arte, seu significado e sua importância para a educação. Ao final do programa, terá disponibilização de certificados.

Link de inscrição: https://forms.gle/2F3AWaZxWh6tVEZd9