I Salão de Letras da Mulher (SALEM) se inicia no dia 24 de maio

O I Salão de Letras da Mulher (SALEM) inicia amanhã (24). Com temática I Colóquio de Literatura e Decolonidades: Discursos Interseccionais, o evento é organizado pela Avant Garde Edições e Produções, em parceria com o Núcleo de Estudos Literários Piauienses da Universidade Estadual do Piauí (NELIPI /UESPI) e acontece no Complexo Cultural Clube dos Diários, Theatro 4 de Setembro.

Pretende-se dar visibilidade às escritoras, artistas, com atuação em diversas áreas, e investigadoras de literatura e gênero com palestras, oficinas e mesas-redondas, além de discussões sobre o tema da luta de mulheres e escritoras que desempenharam (e desempenham) um importante papel para uma conscientização das restrições impostas à mulher em todos os aspectos sociais. O I SALEM também promove uma homenagem ao bicentenário da primeira escritora negra brasileira, a maranhense Maria Firmina dos Reis, com a temática “Vozes da Diáspora e Decolonialidade na Escrita de Maria Firmina dos Reis”.

O evento também propõe homenagear três mulheres representativas nas letras e nas artes, a escritora Cristiane Sobral (BSB), a Me. coreógrafa e bailarina Luzia Amélia (PI) e a Profa. Dra. Maria Sueli Rodrigues (PI). O SALEM contará com a participação, dentre inúmeras outras personalidades, da pesquisadora e contadora de história, Carlinha Senna, que ministrará uma oficina de contação de história e Luiza Cantanhêde e Sérgia Alves, que realizaram os lançamentos de livros no “Conversas entre elas”.

Link de inscrição para mesas e conferências, participações com trabalhos ou sem trabalhos (ouvinte).