I Mostra Pedagógica do Curso de Química debate o novo Ensino Médio no Piauí

Por Arnaldo Alves

Teve início na manhã desta sexta-feira (29), no canal do YouTube da Uespioficial, a I Mostra Pedagógica do Curso de Química com o tema “Práticas Pedagógicas Inovadoras da Residência Pedagógica e PIBID”.

A cerimônia de abertura teve a participação das coordenadoras institucionais dos programas RP e PIBID, da Coordenação do Curso de Licenciatura Plena em Química da UESPI e da Coordenação da I Mostra Pedagógica.

Shirlei Marly, coordenadora da Residência Pedagógica, ressaltou o empenho de todos os envolvidos com os dois programas da UESPI. “A I Mostra Pedagógica do curso de Química nos leva a destacar duas coisas: primeiro, a parceria que sempre caracterizou as nossas atividades e ajuda mútua para que os licenciados percebam que essa formação se inicia no começo do curso e é estendida até o final. Em segundo, destacar também as práticas pedagógicas inovadoras, que aqui não podemos deixar de pensar no esforço de ensino, pesquisa, práticas e reflexões que caracterizam todo o trabalho desenvolvido nos sub-projetos”, aponta.

A coordenadora do PIBID, Márcia Edlene Mauriz, ressaltou que o trabalho nos programas continuaram mesmo na situação da pandemia. Para ela, ter a apresentação dos resultados de experiências reforça o compromisso dos programas. “Temos prosseguido nos reiventando para que possamos levar o melhor para as licenciaturas, para as escolas parceiras, para o estado do Piauí”, disse.

As duas primeiras palestras do evento tiveram como temas “O Novo Ensino Médio do Estado do Piauí” e “A área de Ciências da Natureza no novo ensino Médio do Estado do Piauí”.

Um dos palestrantes, o professor Diniz dos Santos, mostrou as bases de reformulação do Ensino Médio, os tipos de itinerários informativos, curriculararização, projetos, disciplinas eletivas, trilas de aprendizagem, entre outros assuntos.

O palestrante Prof. Dr. Carlos Alberto Pereira da Silva falou sobre a área de Ciências da Natureza no novo ensino Médio do Estado do Piauí. Ele destacou sobre a inclusão no processo educacional e da formação dos novos educadores frente as questões sociais apresentadas  em sala de aula.

Veja a palestra do professor Diniz dos Santos:

A programação continua durante à tarde e segue até amanhã 29, no YouTube e na plataforma Google Meet.

Confira a programação completa:

14: 30 h – 17:00 h – COMUNICAÇÃO DE TRABALHOS-Sala de Exposição de Trabalhos no Google Meet. Coordenação: Profª. Dra. Valdiléia Teixeira Uchôa, Professores (as) avaliadores (as): Valdiléia Teixeira Uchôa, Marly Lopes de Oliveira, Rita de Cássia Pereira Santos Carvalho, Beneilde Cabral Moraes, Jorge Marcelo Moraes Albuquerque – (SEDUC), Cleane da Costa Paz – (SEDUC), Jose Ribamar Alves da Silva – (SEDC) e Maria Edilene Lima – (SEDUC).

Data: 29/01 – (Sábado) MANHÃ E TARDE- Googlemeet

9:00 às 12:00 h – OFICINA 1 – Conhecendo, criando e aplicando atividades interativas com a plataforma Wordwall. Ministrantes: Lia Raquel Mesquita da Silva, Jainara Cardoso de Melo, Karllane Maria Torres Lima, Martim Manoel de Matos Neto e Naiane Francisca Anfrisio de Sousa;
9: 00 às 12:00 h – OFICINA 2 – Gamificação no ensino: Ministrantes: Cristianne Soares da Silva Andrade, Eduarda da Silva Almeida, Geovanni de Oliveira, Tcharllys Machado de Morais e Maycon Araújo dos Santos;
14:30 h às 17:00 h – OFICINA 3: Produzindo conhecimentos científicos no ensino de química através de vídeos e podcast: Ministrantes: William da Silva Sousa, Andreza de Souza Sales, Luciana Sousa e Silva, Sávio Rodrigues Soares e Mayra Beatriz da Silva Santos;
17:00 h Encerramento e Avaliação do evento (por meio de Formulário eletrônico).