I ENREDE – PRIL/NE: UESPI realiza live de apresentação do projeto

Por Giovana Andrade

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), através de uma live no canal do YouTube UespiOficial apresentou o projeto I ENREDE – PRIL/NE, um evento que visa ampliar o conhecimento dos educandos através da oferta de palestras e minicursos de temas atuais nas diversas áreas do conhecimento, ministrado por professores qualificados e experientes nessas áreas.

A coordenadora institucional do PRIL da UESPI, Prof. Marcia Percilia, destaca que a ação também proporciona a troca de experiências, conhecimentos, cultura, interação, socialização e divulgação das atividades e ações desenvolvidas pelo programa, como forma de mostrar para a comunidade acadêmica e comunidade em geral sobre a importância do PRIL.

” Tendo em vista, a integração ENREDE do PRIL nordeste, o I ENREDE  busca excelência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Sendo, portanto, de fundamental importância para os nossos discentes dos cursos de licenciatura em: ciências biológicas e matemática, ofertados pela UESPI, os cursos de licenciatura em química, letras português, ciência da natureza e pedagogia, ofertados pela UFPI, e os cursos de licenciatura letras português, matemática e pedagogia, ofertados pela UNICAP e nesses três dias de atividades diversas, esperamos que o I ENREDE possa promover valorização da educação, levando os participantes a adotarem postura reflexiva sobre a importância da educação e cultura para um lugar, para uma comunidade, para uma região, para nosso país”.

A coordenadora institucional do PRIL da UFPI, Lívia Nery, ressalta que foi um projeto sonhado pelas três instituição (UESPI, UFPI, UNICAP), um sonho árduo e conquistado a partir de editais lançados pelo MEC. ” Foi uma grande equipe envolvida, pensando nessa oferta de cursos moldados em uma educação que visa o uso das tecnologias e que visa alcançar da melhor forma as comunidades onde estão nossos alunos”.

O coordenador institucional do PRIL da UNICAP, Danilo Vaz, agradece por está participando desse tão importante edital. ” Esperamos e temos a convicção de estarmos contribuindo para esse projeto, induzindo ofertas de licenciatura inovadoras, auxiliando a adequação das licenciaturas a base nacional comum curricular e contribui para a execução das metas do plano nacional de educação”.

O Reitor, Prof.Dr. Evandro Alberto, reforça a importância do projeto para a formação. ” Esse espaço vai nos permitir ampliar os conhecimentos dos educandos, bem como, todas as nossas conexões, através de todas as palestras e minicursos ministrados, tornará esse, um momento histórico e que esperamos que se repita por muitas vezes pela importância do projeto e pelo envolvimento das instituições”.

Na live ainda foi ministrado a primeira palestra magna com o tema ” Educação e formação de professores a partir das diretrizes curriculares nacionais ” pela Profª. Msc. Leda Regina.

Confira a programação:

(18/10/22)
MINICURSOS REMOTOS UESPI
14-18H O ARTIGO CIENTÍFICO NAS INTERAÇÕES ACADÊMICAS –
PROFA. DRA. SHIRLEI MARLY ALVES (UESPI)

14-18H METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS AO ENSINO DE
CIÊNCIAS – PROF. MSc. MANOEL CÍCERO RIBEIRO
JUNIOR (SEDUC- PI e SEMEC TERESINA)

18-22H NOÇÕES BÁSICAS DE SEGURANÇA E USO DE
LABORATÓRIOS – PROFA. MSc. ALINE APARECIDA
CARVALHO FRANÇA (UESPI)

18-22H METODOLOGIA E ÉTICA NA PESQUISA – PROFA. DRA
KELLY POLIANA (UESPI)

14-18H MATEMÁTICA E MODA
PROF. Esp. ANTÔNIO CARLOS DA SILVA (SEDUC)

18-22H MODELAGEM MATEMÁTICA
PROF. DR. ARNALDO SILVA BRITO (UESPI)

MINICURSO REMOTO UFPI
18-22H O SABER E O FAZER PEDAGÓGICO: PERSPECTIVAS
INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO DOCENTE
PROFA. DRA. ALESSANDRA LOPES DE OLIVEIRA
CASTELINI (COORDENADORA PEDAGÓGICA PRIL/UFPI)

MINICURSOS REMOTOS UNICAP
18-22H CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – PROFA. MSc. GRAZIELA
BRITO DE ALMEIDA (UNICAP)

14-18H ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS – PROFA.
DRA. SHALIMAR MICHELE DA SILVA REIS (UNICAP)

18-22H JOGO DO NIM: SORTE OU ESTRATÉGIA?
PROF. MSc. FELIPE FERNANDO ÂNGELO BARRETO
(UNICAP) E PROF. MSc. MARDÔNIO LUZ DO AMARAL

14-18H BNCC NA PRÁTICA: OS GÊNEROS TEXTUAIS E A
SEMIÓTICA