Governador anuncia criação do Núcleo de Ciências Aplicadas à Segurança Pública (DataSSP)

Por João Fernandes

O Governador do Piauí, Rafael Fonteles, assinou na manhã desta quarta feira (10)  o decreto de criação do Núcleo de Ciências Aplicadas à Segurança Pública (DataSSP), em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal do Piauí (UFPI), e Instituto Federal do Piauí (IFPI).

A solenidade contou com participação de representantes da UESPI, UFPI e IFPI

O objetivo é que as instituições possam auxiliar na criação e utilização de ferramentas tecnológicas inovadoras para identificar, avaliar, acompanhar, antecipar e combater ameaças na esfera da Segurança Pública no Estado do Piauí.

Na ocasião, o Governador também decretou a criação das Regiões Integradas de Segurança Pública – RISP, das Áreas Integradas de Segurança Pública – AISP. Estas ações buscam fortalecer a segurança pública e promover a integração entre as forças policiais, a academia e a comunidade em geral.

O DataSSP contará com a participação de professores e pesquisadores da UESPI. O reitor, prof. Dr. Evandro Alberto, esteve presente na solenidade e ressaltou que a integração das forças policiais, aliada ao trabalho acadêmico, é essencial para enfrentar os desafios atuais e futuros.  “Os investimentos que estão sendo realizados em dados, pesquisa e inteligência são de suma importância, pois irá permitir o fortalecimento das instituições em prol da produção de conhecimentos científicos aplicados à segurança pública, fornecendo subsídios para a elaboração de políticas mais eficazes”, destaca o reitor.

Reitor da UESPI, prof. Dr. Evandro Alberto, assina decreto de criação da DataSSP

O Secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas, pontuou que as ações fazem parte de um conjunto de iniciativas do Governo Estadual que visam otimizar os trabalhos ostensivos e de inteligência dando mais eficiência à aplicação de políticas públicas . “Com a parceria, as instituições de ensino do estado irão trabalhar em novas ferramentas tecnológicas para a prevenção de crimes unindo Inteligência Artificial e de modelos matemáticos eficazes que possam fortalecer a  implementação de uma política pública de segurança de qualidade e, assim, otimizar o combate à criminalidade ”, pontua o secretário.

Secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas

O Governador Rafael Fonteles também destacou a importância do apoio das instituições de ensino para a elaboração de políticas que possam ser colocadas em prática e produzam resultados positivos no médio e longo prazos, além de promover o aperfeiçoamento e a capacitação dos profissionais envolvidos na área.

“O decreto prevê a realização de investimentos em tecnologia e capacitação para as forças policiais, visando aprimorar os serviços prestados à população. Também serão implementadas medidas para promover uma maior aproximação entre a polícia e a comunidade, fortalecendo o trabalho de prevenção e o desenvolvimento de ações”, comentou.