Governador anuncia aumento das bolsas de Auxílio Alimentação e Moradia

Por Anny Santos

Na manhã desta quarta-feira (12), o Governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles, anunciou, em cerimônia solene realizada no Palácio do Karnak, o aumento de 50% no valor das bolsas de Auxílio de Assistência Estudantil – os auxílios Alimentação e Moradia. O valor passa de R$ 200,00 para R$ 300,00 reais. Ao todo, serão contempladas 2.500 vagas para o Auxílio Alimentação e 500 vagas para o Auxílio Moradia.

O somatório dos dois auxílios Alimentação e Moradia saem de R$ 5.855.000,00 (cinco milhões, oitocentos e cinquenta e cinco mil reais) para R$ 10.800.000,00 (dez milhões, oitocentos mil reais). O aumento total é de R$ 4.956.000,00 (quatro milhões, novecentos e cinquenta e seis mil reais).

Estiveram presentes o Reitor da UESPI, Prof. Dr. Evandro Alberto, a Pró-reitora da PREX, Profa. Dra. Ivoneide Pereira de Alencar, a Diretora do DAEC, Profa. Hilziane Brito, o Secretário da Educação, Washington Bandeira, o Secretário do Estado do Planejamento, Washington Bonfim, a Secretaria das Relações Sociais, Raimunda Nubia, e a Superintendente de Educação Superior da SEDUC, Viviane Carvalhedo, além de dois discentes da UESPI que fazem parte dos auxílios que receberam o reajuste, Felipe Miranda,  beneficiado pelo Auxilio Moradia; e Thaís Vitória, ambos do curso de Direto, e que recebe o Auxílio Alimentação.

Para o Prof. Dr. Evandro Alberto, Reitor da UESPI, o aumento é considerado muito importante para os estudantes que dependem dos auxílios para concluírem os estudos. “Os nossos estudantes serão beneficiados com esse aumento. Além disso, o Governador determinou a ampliação da quantidade de vagas ofertadas. Antes, ofertávamos 2.092 vagas e agora serão 2.500 no Auxílio Alimentação. No que se refere as do Auxilio Moradia, saímos de 343 vagas para 500. Aumento no valor, aumento na quantidade de vagas e isso é compromisso do Governo, da nossa gestão com a UESPI e, em destaque, com nossos discentes”.

Na oportunidade, o Governador Rafael Fonteles também abordou temas como investimento estrutural em todos os campi da Instituição e novos cursos na área de tecnologia. “Temos hoje dois alunos que representam 3.000 estudantes que recebem esses auxilios para que possam completar os seus estudos, se formar, trabalhar e fortalecer suas famílias. Em breve, teremos mais uma solenidade, apresentando detalhadamente o nosso plano de melhorias, reformas, ampliação e modernização dos 12 campi da UESPI”.

Foto: Gabriel Paulino – Ccom

Para a Profa. Dra. Ivoneide Pereira de Alencar, Pró-Reitora da PREX, a cerimônia representa um marco na gestão, sobretudo no entendimento sobre à vulnerabilidade dos alunos da Instituição. “Nós sabemos que os nossos alunos são a essência da nossa universidade. Hoje é um dia muito importante, onde é lançado o aumento desses auxílios. Isso se estende para além dos muros da universidade, são beneficiadas pessoas que realmente precisam, inclusive dependem, desses auxílios. Estamos muito felizes com a novidade”.

Importância do auxílio para a permanência do estudante na universidade

Felipe Miranda, aluno do curso de Direito que é beneficiado pelo Auxilio Moradia, destaca a importância de  uma política social que auxilia o estudante a se tranquilizar quanto a ter um lugar para se estabelecer e estudar fora. “Eu, como aluno do interior, represento uma grande parcela que está dentro da UESPI, a que se depara com as dificuldades e almeja superá-las e conseguir ir mais longe. Nos sentimos mais felizes e seguros em relação a permanecia no curso por causa dos auxílios e das bolsas”.

Thaís Vitória, também aluna do curso de Direto, mas que recebe o Auxílio Alimentação, reafirma a importância dos auxílios no combate a evasão no ensino superior e no incentivo a inclusão social. “Fico extremamente agradecida, esse é um ato importante para a educação”, finaliza.

Diferença entre Auxílio e Bolsa

Para a Diretora do DAEC, Profa. Hilziane Brito, sem dúvidas, o impacto vai ser muito positivo, porque além do aumento no valor dessas bolsas, houve o aumento da quantidade e esses dois auxílios são os mais procurados. “Nós temos muitos discentes que são de outras cidades, que residem fora do seu seio familiar, então, os auxílios são de suma importância para que os discentes consigam se manter e possam arcar com suas despesas. A gente sabe o quanto um corte ou um ganho de uma bolsa faz a diferença na vida deles, pois cada aluno nos exprime essa necessidade”.

Os auxílios possuem a característica de viabilizar o acesso e a permanência, dentro do ambiente acadêmico, dos alunos em vulnerabilidade social. As bolsas possuem um importante papel, o de contribuir para a formação profissional dos discentes contemplados.