Uespi

Brasão_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Brasao_Pi_h

Fuapi realiza posse dos membros do Conselho Executivo da fundação

Por Anny Santos

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Educacional, Governança e Meio Ambiente da Universidade Estadual do Piauí (Fuapi) realizou, na manhã desta quarta-feira (04), na sede da reitoria, a posse dos membros do Conselho Executivo da fundação.

Membros do Conselho Executivo e do Conselho Curador da Fuapi em cerimônia da posse

Membros do Conselho Executivo e do Conselho Curador da Fuapi em cerimônia da posse

O Reitor da UESPI, Professor Dr. Evandro Alberto, reforça a missão da Fuapi em apoiar o ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento de projetos, atendendo todo o Estado, através da nossa instituição, além de desburocratizar determinadas relações administrativas. “A Fundação estará pronta para atender o próprio Estado com serviços e ações peculiares a uma fundação de apoio, por exemplo, projetos para recomposição ambiental e outros incentivos, onde todos podem ser feitos com a participação de professores. A Fundação traz um amplo leque de oportunidades e visibilidade para as competências de nossa comunidade”, ressalta.

O Conselho Executivo da Fuapi é composto pela Presidente, Profa. Ma. Joselita de Jesus, a Diretora de Planejamento, Profa. Dra. Vanessa Alencar, e pelo Diretor Executivo, Prof. Dr. Antônio Maia Filho. A posse culmina o inicio dos trabalhos realizados pelo Conselho Curador da Fuapi, formado por nove membros, onde oito são professores e pró-reitores da UESPI.

Membros do Conselho Executivo e do Conselho Curador da Fuapi em cerimônia da posse

Membros do Conselho Executivo e do Conselho Curador da Fuapi em cerimônia da posse

A Fundação de apoio à Universidade auxilia e fomenta os projetos dos três pilares indissociáveis na Educação Superior –  ensino, pesquisa e extensão. A produção científica  realizada nas universidades públicas é viabilizada graças ao apoio administrativo das fundações de apoio. Além disso, o órgão propicia o desenvolvimento científico e tecnológico com estímulo à inovação.

Ao fornecer bolsas de incentivo ao ensino, pesquisa e extensão, as fundações de apoio contribuem com a melhoria da qualidade de ensino, na medida em que discentes e docentes produzem novos conhecimentos científicos, além de expandir e atualizar a infraestrutura de equipamentos, instalações e laboratórios, a partir dos recursos que financiam esses projetos.

Para o Vice-reitor, Prof. Jesus Abreu, o Conselho Curador possui o papel de fiscalizar e legitimar, além de dar transparência à Fundação, o que propicia um grande avanço para a instituição, especialmente do ponto de vista administrativo. “Essa Fundação pública de direito privado irá funcionar como braço auxiliar da Universidade Estadual do Piauí em demandas com muito burocráticas, além de reforçar nossas atividades em diversos setores. Estamos felizes e com perspectiva de grande crescimento e desenvolvimento em nossa instituição”, destaca.

A Profa. Ma. Joselita de Jesus, Diretora da Fuapi, reforça que a efetivação da Fuapi se deu após a posse do Conselho Executivo, em todas as suas etapas, conforme estabelecido no decreto de criação da instituição. “Seguimos com mais passos importantes, como a criação do site para instituição, no qual iremos colocar em funcionamento em breve, e a abertura de editais, para  estarmos a disposição da comunidade acadêmica recebendo e avaliando projetos”, finaliza.