Exposição Internacional “Aprendendo com Anne Frank” entre os dias 20 e 24 de junho

Por Vitor Manoel

O curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Dra. Josefina Demes em Floriano, promove a Exposição Internacional: “aprendendo com Anne Frank – Histórias que ensinam valores” entre os dias 20 e 24 de junho.

A exposição é uma iniciativa da Casa Anne Frank de Amsterdam, do Instituto Plataforma Brasil de São Paulo e do Projeto Anne Frank Presente de Teresina-PI e será composta de 03 (três) painéis que apresentam fatos importantes da vida de Anne Frank. O acervo também é composto por réplicas do diário e do anexo secreto, onde ela viveu durante dois anos, 01 (um) óculos de realidade virtual para visualizar os compartimentos da casa, cartelas de racionamento de alimentos originais do período da Segunda Guerra Mundial, fardamento do exército holandês, uma estrela judaica holandesa autêntica, livros e catálogos que contam a  história de Anne Frank e de sua família.

Será organizada para os alunos do curso de Licenciatura em História da UESPI, uma formação como monitores da exposição com direito a certificação no final, com atuação na exposição durante todo o evento. A monitoria é parte de uma série de atividades educativas relacionadas ao tema proposto pelo Projeto Anne Frank Presente, de acordo com a demanda de cada instituição visitada com a exposição. O professor proponente da ação Gisvaldo Oliveira, do curso de história da UESPI de Floriano comenta que a exposição vai destacar a trajetória e a perseguição nazista feita na segunda guerra mundial relatada pela judia Anne Frank.

Programação:

Dia 20 de junho

7h30 – saída para a cidade de Floriano

13h – Montagem da exposição

17h – Formação dos monitores

Dia 21 de junho

8h – Palestra de abertura da exposição com o professor Randal Vieira

Temática: Anne Frank: uma vida perseguida ontem, uma história para hoje.

9h – Abertura da exposição

Dias 22, 23 e 24 – Visitação

Obs: no correspondente dia 24 (sexta-feira), último dia da exposição na cidade de Floriano, a mesma vai encerrar ao meio-dia.