FAQ UESPI: dúvidas frequentes da comunidade acadêmica 2022.2

Calouros, atenção!
As matrículas para os estudantes calouros ao Sisu 2022.2 começam hoje, dia 23 e segue até o dia 27 de janeiro.

O discente fará a matrícula de forma online. Um e-mail foi enviado para todos ingressantes e é por ele que o discente executa a matrícula.

O que é Matrícula Curricular?

Trata-se da matrícula que vincula o discente ao bloco e assim o estudante irá visualizar as disciplinas.

Início das aulas do semestre letivo 2022.2: 03 de Abril

Cronograma para matrículas curriculares para alunos da graduação presencial no período 2022.2.

Matrícula Curricular para alunos calouros pertencentes ao SiSU 2022.2: 23 a 27 de Janeiro

Matrícula Curricular dos alunos veteranos sem pendência para o semestre 2022.2: 06 a 17 de Março

Matrícula Curricular dos alunos veteranos com pendência para o semestre 2022.2: 21 a 28 de Março

Confira o passo a passo para realiza a matrícula curricular:

Para efetuar sua matrícula com sucesso, você deve seguir os seguintes passos:

1- Acesse o sistema:  matrícula Online;

2- Faça o login com o número de matrícula enviado no seu e-mail ou consulte a matrícula utilizando o CPF. A senha para o primeiro acesso é a sua data de nascimento, nesse formato: 00/00/0000;

3- Ao abrir no Menu Principal, aperte em “matrículas”;

4- Ao apertar, a aba vai lhe direcionar para uma página que diz “Matrículas ativas para o período 2022.2”, clique em BUSCAR OFERTAS;

5- Nesse momento, aparecerá todas as disciplinas que você irá cursar no período e logo abaixo aparece EFETUAR MATRÍCULA. Após apertar nessa opção, a matrícula será efetuada com sucesso.

DICA: Caso você queira imprimir o seu comprovante de matrícula, a opção aparece logo após a realização da matrícula em IMPRIMIR COMPROVANTE DE MATRÍCULA.

Como trancar o curso?

No calendário acadêmico da UESPI é aberto um período para realizar a solicitação através do protocolo online, com envio da solicitação para protocoloacademico@preg.uespi.br. Os alunos devem observar o prazo para realizar o procedimento.

Só podem trancar o curso os alunos a partir do 3°período. O trancamento da matrícula no período só pode ser concedido mediante solicitação do aluno por dois períodos consecutivos ou três intercalados.

Prazo para trancamento de curso: 03 de Abril a 05 de Maio

Como pedir dispensa de disciplina?

O prazo para solicitação de dispensa de disciplina é divulgado no calendário acadêmico letivo. Durante o período, o interessado deve solicitar através do protocolo acadêmico online.

Após acessar o sistema do protocolo online, o aluno deve preencher o “Formulário do aluno” com seus dados, marcar a opção “Aproveitamento de disciplina cursada”, informar o nome da disciplina que deseja dispensar no campo “observações”. Após isso, enviar para protocoloacademico@preg.uespi.br, com o histórico da disciplina cursada como comprovante.

Prazo para solicitar dispensa: 03 de Abril a 05 de Maio

No período de solicitação os interessados devem seguir o seguinte passo a passo:

Acessar o site da UESPI;

Na sessão “Serviços”, disponível na home do site, acessar a opção “Protocolo”;

Na página do protocolo acessar o link “Formulário do Aluno”;

O aluno deve:

Imprimir o documento;
Preencher;
Digitalizar;
Enviar para o e-mail: protocoloacademico@preg.uespi.br
Também é necessário enviar para o e-mail descrito acima o histórico acadêmico, disponível no sistema aluno online.

Qual o e-mail da minha coordenação?

Se você precisar entrar em contato com a coordenação de curso, verifique abaixo o e-mail pelo nome do centro ou campus.

EMAILS DAS COORDENAÇÕES TERESINA

Centro de Ciências Agrárias – CCA