Uespi

Brasão_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Brasao_Pi_h-1

Estão abertas as inscrições para o NUTI

Por: Maria Visgueira

Inscrições abertas para o Núcleo de Atividade Física para a Terceira Idade (NUTI). As matrículas acontecem desde ontem, dia 24 de janeiro, e serão realizadas de forma presencial no campus Poeta Torquato Neto, onde fica localizado a Coordenação da UNATI/NUTI.

O projeto foi criado em maio de 2003, há quase 20 anos, proporcionando atividade física para a população idosa, a qual o objetivo é possibilitar a terceira idade um padrão de vida mais saudável. As inscrições são de Fluxo contínuo o que significa que um aluno pode ingressar durante o ano letivo sem ter que aguardar a data para a seleção principal.

A realização da pratica de exercícios auxilia idosos em tarefas cotidianas

O coordenador do NUTI, Prof. Ivaldo Coelho, enfatiza a importância do projeto para os idosos “No NUTI é realizado a prática de exercícios que funcionam como um remédio preventivo e constante que a gente precisa, pois, todo ser humano depois de um certo tempo, começa a perder força e isso reflete em outras qualidades físicas e motoras como o equilíbrio. O corpo precisa de força para ter um equilíbrio. Com o efeito das atividades o corpo vai melhorando o equilíbrio, a disposição e a força” conclui o Coordenador.

Registro do final de aula com a Turma de terça e quinta

Atualmente, o Núcleo conta com três turmas. Cada turma é supervisionada por três profissionais de Educação Física e um de Medicina. As aulas funcionam nas terças e quintas-feiras, à tarde de 16:00 às 17:00 horas; quarta e sexta-feira no turno da manhã de 07:00 às 08:00; e quarta e sexta-feira no turno da tarde de 16:00 às 17:00 horas.

Quem pode se inscrever?

Para fazer parte do NUTI o critério de saber ler e escrever não é obrigatório, no entanto, é necessária uma comprovação que o aluno possa exercer atividades físicas sem complicações.

Como efetuar a matrícula?

Para a realização da matrícula é necessário as cópias do RG e CPF, comprovante de endereço e telefone. Além dos documentos necessários, o Núcleo de Atividade Física para a Terceira Idade exige um atestado médico de um cardiologista e exames médicos contendo informações que comprovem que o candidato esteja apto a fazer parte do programa de atividade.